Página Inicial > Notícias > Comissão...Transportes

Comissão Executiva do Eixo Atlântico pede reunião ao Ministro dos Transportes

15 Julho 2011

EixoO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participou hoje na reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico que abordou a questão da mobilidade da euro-região, nomeadamente as ligações ferroviárias e o pagamento de portagens nas scuts portuguesas.

Reunidos em Vigo em sessão extraordinária, foi decidido remeter carta ao ministro da Economia e Transportes, em nome da Comissão Executiva, para uma actuação conjunta para uma pronta resolução do problema de limitação de mobilidade na euro-região.

Sobre a ligação ferroviária Porto-Vigo, foi lembrado que é irrenunciável uma infra-estrutura estratégica como o transporte de alta velocidade, tendo sido pedida melhoria na rede convencional entre o Porto, Viana do Castelo e Vigo com ligações mais rápidas e eficazes.

Por isso, será pedida uma reunião com carácter de urgência ao Ministro e onde, para além desta medida, será solicitado que se encontrem fórmula mais exequível e facilitadora para o pagamento de portagens, com um sistema de pagamento que não gere incertezas nos galegos. Isto porque, e de acordo com o Secretário-Geral do Eixo Atlântico, a implementação de portagens produziu já uma redução da actividade económica de cerca de vinte por cento.

Viana do Castelo, 15 de Julho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo