Página Inicial > Notícias > Comemorações...do Castelo

Comemorações Nacionais do Dia do Selo em Viana do Castelo

29 Novembro 2010

A Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro, as Comemorações Nacionais do “Dia do Selo”. Trata-se de um dos maiores acontecimentos filatélicos nacionais e, em 2010, tem como tema central o Centenário da República.

O diversificado programa de actividades, dividida entre a Biblioteca Municipal e os Antigos Paços do Concelho, começa amanhã, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, com a inauguração da exposição “Uma visita à 1ª República em Portugal” e, às 21h30, um colóquio sobre “A Filatelia como desenvolvimento cultural”, que contará com a participação de Pedro Vaz Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Raul Moreira, director de Filatelia e Maranhão Peixoto, director do Arquivo Municipal de Viana do Castelo.

A 01 de Dezembro, será editado um Postal, um Carimbo Comemorativo dos Correios de Portugal e um Selo Personalizado dos Antigos Paços do Concelho, local onde foi proclamada a República em Viana do Castelo. Foi também editado um catálogo da exposição “Inter Sócios 2010”, que apresenta uma retrospectiva da implantação da República no norte com realce para a cidade de Viana do Castelo.

 

Programa:

Dia 30 de Novembro (terça-feira):

21h00 – Inauguração da exposição ”Uma visita à 1ª República em Portugal”, comemorativa dos 100 Anos da Implantação da República, da autoria de Pedro Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, no átrio da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Patente ao público até ao dia 19 Dezembro de 2010.

21h30 – Colóquio “A Filatelia como desenvolvimento cultural” no Auditório da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com a participação de Pedro Vaz Pereira (Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia), Dr. Raul Moreira (Director de Filatelia dos Correios de Portugal) e Dr. Maranhão Peixoto (Director do Arquivo Municipal de Viana do Castelo).

Dia 1 de Dezembro (quarta-feira)

10h00 – Representação teatral sobre a proclamação da República na varanda dos Antigos Paços do Concelho na Praça da República em Viana do Castelo.

10h30 – Abertura da Exposição Filatélica “Inter-Sócios 2010”, nos Antigos Paços do Concelho na Praça da República em Viana do Castelo. Patente ao público até ao dia 19 de Dezembro 2010.

Inauguração do Carimbo Comemorativo, Postal e Selo Personalizado, alusivo ao evento.

11h00 – Inicio dos trabalhos do Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia, no auditório da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

 

 

Viana do Castelo, 29 de Novembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo