Página Inicial > Notícias > Comemorações...do Castelo

Comemorações do Centenário da República em Viana do Castelo

28 Setembro 2010

repblica1Viana do Castelo associa-se às Comemorações do Centenário da Implantação da República com um vasto programa comemorativo que integra iniciativas diversas como exposições, palestras e conferências e actos públicos. O destaque vai para o hastear da bandeira e para o teatro de rua a cargo do Centro Dramático de Viana no próximo dia 05 de Outubro.

O programa, dinamizado pelo Movimento Cívico de Viana do Castelo “100 Anos de República” e pela Câmara Municipal, começou já com o lançamento do concurso “A República” nas Escolas do Ensino Básico dos 6 aos 16 anos nas modalidades de pintura, desenho, conto e poesia, e com a exposição sobre a República na Biblioteca Municipal.

Patente está já também a exposição “100 Anos de República” de Artes Plásticas de Artistas Vianenses nos Antigos Paços do Concelho, da responsabilidade de um conjunto de artistas vianenses. Durante a semana, estão programadas visitas às escolas do ensino básico que integram a cerimónia do hastear da bandeira nacional.

Entre 02 e 05 de Outubro, Viana do Castelo integra as Comemorações com o lema “O Desporto e a República”, que inclui a realização de diversas modalidades em pavilhões, ar livre, piscinas e relvado e ainda uma Caminhada da Liberdade com partida da Praça da República às 10h30 do dia 05 de Outubro.

No dia de Comemoração, pelas 10h00, irá decorrer a cerimónia do hastear da bandeira nacional com a presença de um aluno de cada freguesia do concelho, dos presidentes de junta das 40 freguesias e ainda um desfile da Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, da Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro e do Grupo de Bombos de S. Sebastião de Darque e da Filarmónica de Vila Nova de Anha, integrando também um momento de poesia pelo Prof. António Neiva.

            Pelas 11h00, decorre uma romagem ao Cemitério Municipal para homenagear todos os republicanos e democratas e, no final, está previsto um almoço comemorativo no refeitório da Escola Secundária de Monserrate com animação musical.

            Durante a tarde, pelas 15h30, há animação de rua pelo Centro Dramático de Viana denominado “Estação República”. Trata-se da 98ª produção do CDV e parte da Estação de Caminhos de Ferro e dos tempos conturbados que antecederam a chegada da República, descendo a Avenida dos Combatentes, relatando as vivências e vicissitudes da nossa República, até desembocar na Praça da Liberdade, já nos dias de hoje. Com a colaboração da TEIA – Teatro Em Iniciativa Associativa do CDV, composta por associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, e envolvendo mais de 200 participantes, este espectáculo de rua percorrerá a história, pontuada por momentos de teatralização directa com personagens emblemáticos, como Sidónio Pais, Salazar, Humberto Delgado e um Capitão de Abril. Com guião e concepção de Castro Guedes, direcção cénica de Elisabete Pinto e direcção musical de José Prata, “Estação República” conta ainda com as interpretações da cantora lírica Maria Luís França e dos actores Ana Perfeito, Armanda Santos, Carlos Borges, Castro Guedes, Mário Sá, Rebeca Cunha e a muitíssimo jovem Margarida Pinto Ribeiro, no papel de criança.

À noite, pelas 21h30, está agendado um espectáculo com “Sons da República” no Teatro Municipal Sá de Miranda com a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Oficina do Teatro do CCAM (Poesia), Cantadeiras do Vale do Neiva, os fadistas Rui Cunha e Maria Cunha acompanhados à guitarra portuguesa, Tuna de Veteranos de Viana e o cantor de intervenção Francisco Fanhais.

            O vasto programa termina no dia 09 de Outubro, pelas 16h30, na sede do IPJ com uma tertúlia com animação teatral sobre “República e Democracia”.

 

Viana do Castelo, 28 de Setembro de 2010      

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo