Página Inicial > Notícias > Comboio Celta...parar em Viana

Comboio Celta vai parar em Viana

06 Junho 2014


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, congratulou-se hoje, em conferência de imprensa na sede do Eixo Atlântico em Vigo, com as conclusões da última Cimeira Ibérica realizada a 04 de Junho em Vigado e onde os Governos português e espanhol acordaram paragens do comboio Celta em Viana do Castelo, Valença e Nine.

Recorde-se que o processo de ativação da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo foi despoletada em 2011 por iniciativa do autarca de Viana do Castelo e, simultaneamente, Presidente do Eixo Atlântico quando a CP queria encerrar este serviço de passageiros.

Desde essa altura, foram levadas a cabo diversas diligências com o objetivo de sensibilizar os dois Governos não só para a necessidade de manutenção da ligação como também da importância da sua modernização, eficácia e rapidez. A estas iniciativas juntaram-se associações empresariais da Galiza e Norte de Portugal, associações de utentes bem como dos municípios do norte de Portugal e da Galiza.

Por isso, o autarca garante que foi com “natural satisfação” que registou que, ao fim de três anos de intensos contactos com os governos regionais, nacionais e depois de reuniões com entidades comunitárias em Bruxelas, que a ligação Porto Vigo (modernização da Linha do Minho entre Nine e Valença) esteja incluída nas prioridades das infra-estruturas do Governo Português com financiamento garantido de Bruxelas e que o serviço rápido de ligação entre o Porto e Vigo pare também em Viana do Castelo.

Estas novas paragens vão, desta forma, dinamizar a atividade económica e potenciar o turismo entre as cidades do Norte de Portugal e da Galiza, pelo que o autarca demonstrou o agrado e a satisfação com as conclusões desta Cimeira Ibérica quer no âmbito do Eixo Atlântico quer da Rede Ibérica Transfronteiriça.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo