Página Inicial > Notícias > CMIA promove...promove workshop

CMIA promove workshop

27 Agosto 2009

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 05 de Setembro, a partir das 10 horas, um workshop sobre compostagem. Designada “Venha construir o seu próprio compostor urbano”, a iniciativa é direccionada ao público em geral e requer inscrição prévia já que tem limite de participação (15 pessoas).

O workshop, que vai já na sua quinta edição relevando o sucesso da iniciativa, pretende introduzir conceitos acerca da gestão de resíduos sólidos urbanos e a importância da valorização de resíduos por via da compostagem, não só enquanto método de aproveitar os resíduos orgânicos, mas também por ser uma forma de evitar que estes sejam depositados em aterro sanitário. No workshop, os participantes são também convidados a construir um compostor em madeira para levarem consigo para casa, num desafio que o CMIA de Viana do Castelo faz para que se alargue a politica da compostagem no concelho.

 Com pouco mais de dois anos de funcionamento, já participaram nas actividades do Centro mais de 18 mil pessoas de diversas faixas etárias, graças a uma diversidade de projectos, formações, exposições e iniciativas que tem vindo a marcar o calendário anual do concelho. O CMIA é uma das obras marcantes da intervenção do Programa Polis. Foi recuperado um valioso património natural e edificado - Azenhas de D. Prior (moinho que funcionava com a força da maré), deixado ao abandonado na década de 30 do séc. XX e profundamente degradado.

A sua reabilitação, da autoria do jovem arquitecto Jorge Cavaleiro, permitiu criar um espaço aberto ao púbico em geral com uma oferta de actividades variada e para diversas faixas etárias, possibilitando assim a fruição de valores culturais, de património natural e construído, bem como aprender a observar a natureza e adquirir boas práticas ambientais.

 Viana do Castelo, 27 de Agosto de 2009                      
 Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo