Página Inicial > Notícias > CMIA de Viana...Claras”

CMIA de Viana do Castelo recebe exposição “Morcegos às Claras”

01 Outubro 2019

Morcegos às Claras é a nova exposição interativa que explora o curioso mundo dos morcegos, mostrando a sua importância, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos. Esta exposição é dirigida especialmente a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e está disponível no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo até ao próximo dia 29 de novembro com entrada gratuita.

A exposição - produzida pelo Centro Ciência Viva do Alviela - foi desenvolvida no âmbito do projeto Quiroptário Fora de Portas, financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Existem cerca de 1200 espécies de morcegos no mundo. Portugal tem 27 espécies, que representam 40% dos mamíferos do nosso país. 11 dessas espécies estão ameaçadas e a atividade humana é a causa principal. Os morcegos são importantes porque ajudam a manter a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas em todo o mundo.

A exposição está dividida em quatro áreas:
- Todos ao molho
- Morcegos à séria
- Eu, morcego
- Assim não dá!

Recorde-se que a Câmara Municipal definiu uma Agenda de Ciência e do Conhecimento para o quadriénio 2017-2021, pretendendo posicionar-se como um território de referência nestas temáticas. A Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza constitui um eixo de desenvolvimento do município que se posiciona Viana do Castelo como um campus de Ciência e do Conhecimento.

A exposição vai estar aberta para todo o público de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h às 18h.


Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo