Página Inicial > Notícias > CMIA de Viana...Castelo”

CMIA de Viana do Castelo recebe exposição “Escola da Natureza, Rede Natura 2000 de Viana do Castelo”

28 Fevereiro 2018


O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo inaugurou a exposição “Escola da Natureza, Rede Natura 2000 de Viana do Castelo”, que pretende incentivar e fomentar o gosto pelo conhecimento e o respeito e a valorização dos valores naturais de áreas classificadas, diretamente relacionadas com os três sítios Rede Natura 2000 de Viana do Castelo (Sítio Rio Lima, Sítio Serra D´Arga e Sítio Litoral Norte).

A mostra contém diversos painéis com informação acerca de cada sítio Rede Natura, um jogo didático sobre as espécies existentes em cada ecossistema e um caderno de explorador para partirem à descoberta de cada espaço.

Esta mostra, patente no CMIA, integra a política do Município de incentivo e fomento do gosto pelo conhecimento e o respeito e a valorização destes ecossistemas. Por isso, O CMIA e o município desenvolvem, desde 2011, o projeto educativo Escola da Natureza que tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares deste património natural rico e diversificado.

O projeto “Escola da Natureza” foi concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais de áreas classificadas. Para tal, foram criadas ferramentas de trabalho (teóricas e prática) diretamente relacionadas com os três sítios Rede Natura 2000 e que se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar pós projeto.

De entre as ações está o desenvolvimento de uma plataforma didática; desenvolvimento de ateliês científicos e exposição temática; desenvolvimento de projeto educativo com as escolas do município promotor (Viana do Castelo) e municípios parceiros (Esposende e Vila Nova de Cerveira); e o desenvolvimento de produtos de sensibilização informação ambiental para públicos diversos (catálogo didático, cadernos de atividades, protocolos de atividades, exposição itinerante).

Até ao momento, e n que toca ao anterior ano letivo, vinte turmas com 377 alunos envolvidos e saídas de campo com 121 alunos e docentes.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo