Página Inicial > Notícias > CMIA de Viana...do concelho

CMIA de Viana do Castelo leva ciência às escolas do concelho

17 Outubro 2014

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo colocou ao dispor da comunidade escolar diversos projetos educativos de intervenção no meio ambiente e social, nomeadamente relativos à temática do mar, da montanha e do rio no âmbito do projeto “Escola da Natureza”.

O CMIA tem, assim, ao dispor para este ano letivo projetos intensivos e de elevada pertinência para o conhecimento da ciência de uma forma dinâmica e ativa. O projeto Escola da Natureza será uma das principais apostas que abrange três áreas de ação nas quais os alunos podem entrar em contato espaços naturais de elevado valor ambiental do concelho de Viana do Castelo: O Mar perto de Ti (este ano sub-dividido em duas componentes - os sistemas dunares e a praia rochosa); A Montanha perto de Ti (abordagem intensiva do ecossistema florestal) e O Rio perto de Ti (abordagem dinâmica dos sistemas ribeirinhos).

Este projeto, que este ano arrecadou um número elevado de inscrições, tendo a temática do Mar sido a mais solicitado, é composto de ações nas escolas para abordagem de conceitos teóricos e realização de atividades experimentais. Inclui ainda uma saída de campo como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos e valorização do património natural.

Paralelamente, o projeto “Da terra para a Terra” continua a levar às escolas, pelo sexto ano consecutivo, mais uma serie de ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário e a valorização da matéria orgânica, não só através da recolha seletiva efetuada pelos SMSBVC nas cantinas escolares, mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo.

É ainda condição necessária que as escolas dinamizem um pequeno espaço (jardim ou horta) para encaminhamento do composto produzido nas escolas. Este projeto tem como primeiro desígnio abranger o máximo de escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário incluindo o ensino especial.
Os projetos irão iniciar no decorrer do mês de novembro de 2014 e prolongam-se até ao mês de Junho de 2015.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo