Página Inicial > Notícias > CMIA de Viana...descobrir”

CMIA de Viana do Castelo inaugura “Florestas, um Património a descobrir”

18 Março 2011

florestaO Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo inaugura, no próximo domingo (20 de Março), pelas 11h00, a exposição “Floresta, um património a descobrir”, integrada nas Comemorações do Ano Internacional das Florestas. A mostra, destinada ao público em geral, estará patente até 29 de Outubro no CMIA com entrada livre.

Assim, e no âmbito da programação das comemorações do Ano Internacional das Florestas, o CMIA organiza mais uma exposição temática dedicada às florestas, composta por painéis informativos, informação multimédia e um catálogo com conteúdos mais alargados sobre o tema. Para além de uma breve caracterização do concelho de Viana do Castelo, a mostra explora a importância de um ecossistema florestal, quais os principais riscos e ameaças à floresta, terminando com informação acerca do planeamento e gestão florestal.

“Floresta, um património a descobrir” é direccionada para diferentes públicos, e tem como principais objectivos sensibilizar para a diversidade e heterogeneidade de elementos bióticos e abióticos que compõem a floresta; para a importância de conhecer os ecossistemas florestais de forma a saber usufruir da floresta sem a prejudicar, e saber como a proteger; fornecer um conjunto de conhecimentos acerca do planeamento e gestão florestal, bem como entidades envolvidas nesta tarefa; e promover junto do público em geral o sentido de co-responsabilidade social e ambiental pela floresta.

            De sublinhar que o Plano de Actividades do CMIA de Viana do Castelo para 2011 tem um conjunto de acções essencialmente direccionado para a temática da floresta, sendo que o CMIA tem como valência a dinamização de exposições temáticas de carácter temporário, algumas produzidas por aquele espaço de informação e formação ambiental e outras são requisitadas a entidades externas.

Refira-se ainda que O CMIA teve patente até ao passado dia 5 de Março a exposição “Anfíbios: uma pata na água, outra na terra” com uma adesão de mais de 1 500 visitantes, 16% dos quais provenientes de fora do concelho de Viana do Castelo (público escolar e não escolar).

 

Viana do Castelo, 18 de Março de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo