Página Inicial > Notícias > CMIA de Viana...da Floresta

CMIA de Viana do Castelo assinalou Dia Mundial da Floresta

21 Março 2012

Imagem_419O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, em parceria com o Estação Viana Shopping, inaugurou hoje - Dia Mundial da Floresta - a exposição itinerante “Florestas, um património a descobrir”. A mostra, produzida pelo CMIA e pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal em 2011 para a comemoração do Ano Internacional das Florestas, estará patente até 1 de Abril.

O CMIA, em parceria com o Estação Viana Shopping, transformou esta exposição em itinerante e com novas valências de sensibilização – para além dos painéis informativos, é composta por um jogo didáctico, elementos bidimensionais e informação multimédia – e tem como objectivo sensibilizar o visitante com uma breve caracterização do concelho de Viana do Castelo, explorar a importância de um ecossistema florestal e quais os principais riscos e ameaças à floresta.

Direccionada para diferentes públicos, esta exposição tem como principais objectivos sensibilizar para a diversidade e heterogeneidade de elementos bióticos e abióticos que compõem a floresta; sensibilizar para a importância de conhecer os ecossistemas florestais de forma a saber usufruir da floresta sem a prejudicar, e saber como a proteger; fornecer um conjunto de conhecimentos acerca do planeamento e gestão florestal, bem como entidades envolvidas nesta tarefa; e promover junto do público em geral o sentido de co-responsabilidade social e ambiental pela floresta.

O CMIA dispõe já de 11 exposições temáticas itinerantes que podem ser requisitadas a título gratuito. No site do CMIA (www.cmia-viana-castelo.pt) é possível aceder aos temas, características de cada exposição e formulário de requisição das mesmas.

            Viana do Castelo, 21 de Março de 2012                      Câmara Municipal de Viana do Castelo