Página Inicial > Notícias > CMIA com...do Castelo

CMIA com nova exposição dedicada aos Jardins de Viana do Castelo

22 Setembro 2009

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo tem patente, nas Azenhas de D. Prior, uma exposição temática subordinada ao tema “ Jardins de Viana do Castelo”. A mostra retrata a evolução dos jardins do concelho, com destaque para alguns dos emblemas paisagísticos de Viana do Castelo, como é o caso de um sobreiro da freguesia de Cardielos, com cerca de 300 anos de idade.

A exposição, patente até 02 de Janeiro de 2010, tenta retratar a evolução dos jardins em Viana do Castelo ao longo dos séculos, passando por diferentes formas, cores e aromas da natureza, levando à memória de alguns vianenses os primeiros jardins que persistem até aos dias de hoje: o Jardim Público e o Jardim D. Fernando.

Os visitantes são também informados de alguns exemplares de espécies que estão classificados como “Árvores de Interesse Público”, que é uma ferramenta de preservação do património, como é o caso do conhecido sobreiro na freguesia de Cardielos, no lugar de S. Silvestre, com uma idade aproximada de 300 anos.

A mostra tem por base a publicação elaborada no âmbito das Comemorações dos 750 Anos “Jardins de Viana do Castelo”, que retrata uma área de 48,5 hectares de espaços verdes, tendo como estrutura técnica responsável de apoio e manutenção o Horto e Viveiro Municipal. Nestes 48,5 hectares integram-se os jardins e espaços verdes de uma forma dispersa em toda a aérea urbanizada com 20 hectares: o Parque Ecológico Urbano com 23 hectares; e o Parque da Cidade e toda a sua área de expansão com 5,5 hectares.

Oficina de Plantas Aromáticas

No próximo sábado, o CMIA de Viana do Castelo promove mais uma oficina sobre Plantas Aromáticas, que integra uma saída de campo para identificação e colheita de plantas com reforço de indicação de boas práticas no momento da colheita das mesa e ainda um momento de conversa para conhecer um pouco da história, aplicações e contexto social e cultural das plantas aromáticas, e também de degustação.

Esta oficina decorre a partir das 14H00 e implica inscrição prévia no CMIA de Viana do Castelo via e-mail ou telefone.

 

            Viana do Castelo, 22 de Setembro de 2009

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo