Página Inicial > Notícias > Cluster Eólico...televisão francesa

Cluster Eólico de Viana do Castelo chama a atenção da televisão francesa

07 Abril 2011

Uma equipa francesa de televisão do canal France 2 está em Viana do Castelo para fazer um trabalho sobre o cluster eólico do concelho. Atraídos pelo desenvolvimento das energias renováveis, os jornalistas entrevistaram o Presidente da Câmara, José Maria Costa, e os responsáveis da empresa, tendo igualmente visitado algumas das fábricas e parques eólicos em funcionamento.

A equipa de televisão veio verificar como funciona, como se instalou e quais as necessidades de criação de um cluster eólico. Em Viana do Castelo, visitaram algumas das cinco fábricas da Enercon em Viana do Castelo e em Lanheses, que funcionam como satélite para a instalação de outras empresas.

A Enercon, classificada como projecto de interesse nacional, é uma empresa líder no sector da energia eólica em Portugal, possuindo parcerias e parques eólicospelos quatro cantos de Portugal, especialmente em Viana do Castelo, onde a Enercon possui unidades fabris e integra o Cluter Eólico.

O cluster eólico de Viana do Castelo pertence ao grupo que integra ainda a EDP, a Finerge, a Generg e a TP – Térmica Portuguesa e são as unidades industriais mais avançadas do Grupo Enercon, desenhadas para serem adaptadas em contínuo para produção de aerogeradores de futuras gerações.

 

Viana do Castelo, 07 de Abril de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo