Página Inicial > Notícias > Cidades do...a região

Cidades do Eixo Atlântico e Campus do Mar vão desenvolver estratégia marítima para a região

24 Abril 2012

eixo1Os 34 municípios que compõem o Eixo Atlântico e o “Campus de Mar”, que junta mais de três mil investigadores das principais universidades galegas e do Norte de Portugal, vão criar um documento estratégico para o mar. Hoje, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi assinado o protocolo que permitirá avançar com acções conjuntas de forma a definir a estratégia marítima desta entidade transfronteiriça.

Assinado pelo Presidente do Eixo Atlântico e presidente de Viana do Castelo, José Maria Cunha Costa, e pelo reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato de la Iglesia, o protocolo de colaboração estabelece as linhas de trabalho conjunto através do Campus do Mar para a definição e desenvolvimento da estratégia marítima.

Assim, o Campus do Mar irá proporcionar apoio técnico nos aspectos relacionados com a Estratégia Marítima pela Zona do Oceano Atlântico no âmbito da Euro-Região e as duas entidades concordaram com a organização conjunta de fóruns técnicos sobre as temáticas da Estratégia Marítima e de interesse para as cidades da Euro-Região Galiza - Norte de Portugal. Para tal, vão ser estabelecidas actividades de divulgação científica e tecnológica nas cidades do Eixo Atlântico, no âmbito dos programas de projecção social e promoção da cultura científica do Campus do Mar.

O protocolo hoje assinado tem por objectivo estabelecer e definir os âmbitos de colaboração entre o Eixo Atlântico e o Campus do Mar. Para tal, vai arrancar a realização de um documento estratégico sobre “Um mar de oportunidades para a euro-Região Galiza e Norte de Portugal”, a realização de uma Semana do Mar na primeira quinzena de Julho em Viana do Castelo e, em última instância, a apresentação de um documento de política sobre o Mar, a entregar em Bruxelas.

Este trabalho será desenvolvido pelas autarquias e pela Universidade de Vigo, que obteve a qualificação de Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional com o "Campus do Mar" e, para alcançar o objectivo proposto até 2015, deseja fomentar a colaboração com outras entidades mediante acordos de longo prazo nos âmbitos da docência de pós-graduação, de investigação, de inovação tecnológica e de transferência de conhecimento, com o objectivo especifico de fortalecer um sector económico que tenha uma importância crucial para o seu âmbito geográfico de influência e de criar na Galiza um pólo científico-tecnológico do mar capaz de converter-se, em pouco tempo, numa referência a nível internacional.

 

            Viana do Castelo, 24 de Abril de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo