Milhares responderam ao desafio e encheram ontem a cidade para a XIV Meia Maratona Manuela Machado Viana fica no Coração, para a Mini-Maratona e para a Caminhada solidária, cujo valor de inscrição reverteu a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro. Os portugueses Rui Pedro Silva e Marisa Barros foram os grandes vencedores da prova que contou com mais de 2200 atletas.
O atleta Rui Pedro Silva conclui a prova com o tempo de 1:02.36 horas, seguido pelo queniano Evans Kiplagat e pelo russo Nicolay Chavkin, ambos com o tempo de 1:03.27 horas e, em termos femininos, Marisa Barros (Benfica) venceu, seguida de Doroteia Peixoto e Filomena Costa.
Para além da prova com os 2200 atletas, oitocentos dos quais espanhóis, decorreu ainda a mini-maratona e uma caminhada, que contaram com a participação de cerca de 3.000 pessoas, cujo valor da inscrição revertia para a Liga Portuguesa contra o Cancro, tendo sido angariados 2785 euros para a instituição.
Organizadas pela Câmara Municipal em colaboração com a Associação de Atletismo de Viana do Castelo e o Cyclones Atlético Clube, as provas integraram as Comemorações de Elevação de Viana do Castelo a Cidade, tendo enchido a cidade de milhares de pessoas. A organização quis, com estas três provas, dar oportunidade a todos os vianenses de transformarem este evento numa festa popular de atletismo.
Viana do Castelo, 23 de Janeiro de 2012
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo