Página Inicial > Notícias > Chef Chakall...do Castelo

Chef Chakall promove produtos gastronómicos de Viana do Castelo

27 Setembro 2010

chacalO Chef Chakall esteve nas Terras de Geraz do Lima para um show cooking de promoção dos produtos regionais locais e que integrou ainda uma prova dos Vinhos das Terras de Geraz. A iniciativa, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, foi um grande sucesso e permitiu dar a conhecer alguns dos produtos gastronómicos da região dos vinhos verdes de Geraz.

A iniciativa, organizada pela Autarquia com a parceria de adegas e produtores dos Vinhos das Terras de Geraz, das Juntas de Freguesia das Terras de Geraz e Subportela e do Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, teve início no Solar de Merufe com a abertura da exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”. Do programa muito participado, constou ainda uma visita aos vinhedos e às adegas, um Show Cooking a cargo do Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos da região, terminando com uma visita a um lagar medieval rupestre, na vizinha freguesia de  Subportela.

Estas iniciativas, recorde-se, integram as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que se realiza anualmente em Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património. Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património são coordenadas pelo IGESPAR, que em 2010 lançou como tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais, os acontecimentos históricos e a paisagem humanizada.