Página Inicial > Notícias > CES alargado...do Castelo

CES alargado para discutir estratégia de Viana do Castelo

25 Março 2010

ABF_9761O Conselho Económico e Social (CES) de Viana do Castelo reuniu ontem à noite para debater a estratégia de desenvolvimento da cidade e do concelho, contando com a participação dos conceituados especialistas António Figueiredo e Luís Braga da Cruz. A iniciativa, alargada à participação dos deputados da Assembleia Municipal e a todo o executivo municipal, posicionou Viana do Castelo no que toca às relações transfronteiriças nas áreas do turismo, economia e conhecimento.

Os dois especialistas, convidados no âmbito do debate para a revisão do Plano Estratégico de Viana do Castelo que está em curso, apresentaram as suas ideias e perspectivas sobre o posicionamento no futuro de Viana do Castelo. António Figueiredo e Luís Braga da Cruz deram grande relevância ao posicionamento do concelho face às questões transfronteiriças entre Viana do Castelo e Vigo não só nas áreas do turismo, mas também na economia e no conhecimento.

Para os especialistas, Viana do Castelo pode tornar-se um espaço de localização empresarial face às dinâmicas existentes, nomeadamente do cluster eólico e também de algumas áreas de especialização do Instituto Politécnico. Mas acrescentam ainda o posicionamento num mercado turístico associado aos eventos e aos pequenos circuitos de cidade.

Outra das temáticas abordadas foi o papel do Município face à possibilidade de encerramento dos quadros comunitários, defendendo políticas públicas locais cada vez mais facilitadoras de processos e catalisadoras de iniciativas culturais e empresariais. Por isso, torna-se importante a coordenação de iniciativas e eventos e entidades de mediação de recursos para a promoção da cooperação entre empresas.

Finalmente, foi dado grande relevo ao papel do CES na promoção e apoio destas políticas, defendendo ainda as redes e as cooperações inter-concelhias para definir projectos e acções.

O Conselho Económico e Social de Viana do Castelo é o órgão consultivo da Autarquia que envolve parceiros de todos os sectores da sociedade e que são chamados a pensar o concelho, apoiando e valorizando, mas também participando no enriquecimento e adequação da estratégica autárquica do Executivo para os próximos anos.

Tem como missão assegurar a continuidade da dinâmica do planeamento estratégico de Viana do Castelo, através do diálogo e do aprofundamento do processo de formulação e reformulação do plano e da implementação coordenada de acções, de acordo com um modelo de parcerias e de cartas de compromisso que envolva os agentes da cidade e do concelho.

Viana do Castelo, 25 de Março de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo