Página Inicial > Notícias > Certificados...do Castelo

Certificados primeiros bordados de Viana do Castelo

14 Agosto 2012

6225A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Adere-Minho entregaram ontem, no Museu do Traje de Viana do Castelo, os primeiros certificados do bordado de Viana a sete bordadeiras e unidades produtivas que, a partir de agora, podem vender as primeiras peças certificadas nas suas lojas.

As peças em causa foram avaliadas na sequência de especificações que constam de um caderno que, por seu lado, resulta de um estudo do bordado, da sua história e dos materiais, motivos, cores que são característicos e aceites nos bordados certificados. Na cerimónia, classificada como “simbólica” pelos responsáveis, foram entregues os diplomas e colocados os primeiros selos de certificação e ainda apresentado o papel de embrulho e a embalagem que vão acompanhar as peças vendidas.

Recorde-se que este é o culminar de um processo que resulta de um protocolo assinado entre a Autarquia e a Adere-Minho, onde são cedidos os direitos de imagem da marca do Bordado de Viana, exclusivamente com a finalidade de se proceder ao processo de certificação, cabendo à Câmara Municipal integrar a Comissão de Acompanhamento para a Qualidade e Certificação do Bordado, composta por entidades locais, regionais e nacionais.

Para José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal, este é o culminar de um longo processo que agora responsabiliza mas também salvaguarda o trabalho das bordadeiras de Viana. Um dos primeiros bordados, segundo anunciou, vai ser entregue ao Embaixador do Brasil em Portugal e também presidente da Comissão de Honra de Nossa Senhora d’Agonia.

Na mesma sessão, foi inaugurada a exposição “Tradição no Momento/Viana Dress Incursion”, que traz uma nova abordagem à  relação entre a tradição e a modernidade. Foram contactados artesãos e designers que, em conjunto, desenvolveram um trabalho de coabitação entre património e criação contemporânea, permitindo um alargamento das expressões artísticas.

 A exposição apresenta peças de artesãos e de criadores vianenses em diálogo com estilistas como Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Júlio Torcato, Rafael e Daniela Barros e é produzida por Eusébio & Rodrigues.

Viana do Castelo, 14 de Agosto de 2012         

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo