Página Inicial > Notícias > Cerimónia...poder local

Cerimónia de Abertura do Ano Letivo em Viana do Castelo marcada por reflexões sobre a escola e o poder local

24 Setembro 2015

A Escola da Avenida, na cidade, recebeu ontem a cerimónia de abertura do ano letivo, que integrou uma palestra do investigador e professor da Universidade do Minho, Licínio Lima, sobre a relação do poder local e da escola. Na sessão, o autarca evidenciou os investimentos efetuados recentemente e os projetos municipais educativos em marcha nas escolas de Viana do Castelo.

A sessão, que decorreu numa das escolas que foram alvo de intervenção recente, incluiu uma reflexão sobre os desafios que se colocam hoje à comunidade escolar e as contradições entre a atual proposta de descentralização para o poder local de competências na educação.

O autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, enalteceu o papel colaborativo de toda a comunidade escolar, das instituições e das associações de pais na promoção de melhores condições para os alunos do concelho e referenciou os diversos projetos preparados para o novo ano letivo, nomeadamente o ensino da música, da natação, do atletismo e da náuticas nas escolas, a que se junta um novo projeto-piloto de patinagem nos infantários.

José Maria Costa referiu ainda que, este ano, foi feito um grande investimento e esforço financeiro para efetuar o programa de requalificação das escolas, com grande incidência para a substituição de todas as coberturas de fibrocimento nos jardins-de-infância e ensino básico. Em 2015, o Município de Viana do Castelo investiu também cerca de um milhão de euros na qualificação do parque escolar municipal.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo