Página Inicial > Notícias > Cerca de...do Desporto

Cerca de uma centena de campeões agraciados na II Gala do Desporto

29 Janeiro 2018

A Câmara Municipal de Viana do Castelo agraciou os quase cem atletas que, na época desportiva passada, se sagraram campeões. A II Gala do Desporto de Viana do Castelo, que foi novamente um sucesso, ficou marcada pela presença do Ministro da Educação e pela nomeação, entre outros, do ciclista Rui Sousa como o Prémio Homenagem do Município.

A II Gala do Desporto de Viana do Castelo, um evento que pretende galardoar os diversos agentes desportivos que, ao longo do ano desportivo, tiveram um papel preponderante no Desporto do concelho, foi assim um êxito, tal como aconteceu com a primeira edição. Ao todo, quase uma centena de campeões foram homenageados e não faltou reconhecimento público naquela que foi uma iniciativa que tinha como objetivo “reconhecer atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva”.

O evento serviu, assim, para notabilizar os que, na época 2016/2017, se sagraram Campeões nas diversas modalidades desportivas e se distinguiram de alguma forma, mas também aos que o júri distinguiu por mérito e conduta e pelo seu papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho, em oito diferentes candidaturas (atleta masculino e feminino do ano, treinador do ano, atleta revelação masculino e feminino, dirigente do ano, equipa do ano, associação desportiva/clube do ano).

Este ano, foi ainda atribuído pela Câmara Municipal o Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo ao ciclista Rui Sousa e, como novidade, houve um prémio especial atribuído pela autarquia a Rui Pedro Alves pelo seu curriculum e pelo empenho no apoio ao projeto “Náutica nas Escolas”.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, valorizar os feitos, o valor e a dedicação dos atletas é uma obrigação da autarquia, que assim demonstrou o seu orgulho por ser alfobre de grandes desportistas que, acima de tudo, devem ser valorizados. Destacando uma “política municipal que assenta, até, nesta mesma premissa - a de valorizar o trabalho desportivo dos nossos atletas nas mais diversas modalidades-”, o autarca sublinhou que “eles são cada vez mais e surgem cada vez mais com maior qualidade, sobretudo nos desportos náuticos, mas também em modalidades mais ou menos conhecidas que vão do bilhar às artes marciais, passado pelo atletismo”.

“Estão de parabéns os nossos campeões! Tal como na primeira edição, são muitos e nas mais variadas modalidades. Estão de parabéns por se sagrarem vencedores, mas também por ultrapassarem as dificuldades de um caminho nem sempre fácil e se superarem e elevarem a uma categoria superior, muitas vezes graças também ao esforço dos pequenos clubes e associações deste concelho”, sublinhou ainda.


Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo