Página Inicial > Notícias > Centro Interpretativo...Santiago”

Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa acolheu lançamento do livro “Passo a passo até Santiago”

21 Outubro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na apresentação do livro “Passo a passo até Santiago”, terceira obra das Histórias da Menina Catita, publicação da autoria de Ana Caramez que conta com ilustração de Luís Cardoso. O livro foi apresentado no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, instalado no Hospital Velho, antigo albergue de peregrinos, com casa cheia.


Na publicação agora lançada, viajando desde Viana do Castelo até ao Campo das Estrelas, A Menina Catita conta-nos a História e as histórias dos diferentes locais por onde passa, dos elementos que fazem parte do Caminho, promovendo o gosto pela história local e pela preservação do nosso património histórico e ambiental.


Para José Maria Costa, “As Histórias da Menina Catita” de aventuras que inspiram e educam. Esta obra surge como um incentivo para que crianças e jovens, acompanhadas pelas respetivas famílias, possam tomar um primeiro contacto com a importância da peregrinação – seja ela religiosa, espiritual ou pessoal.


Ana Caramez, a autora dos textos, nasceu em Viana do Castelo a 3 de julho de 1974. Licenciada em História, variante de Arqueologia, fez do ensino a sua profissão, mas tem uma veia de arqueóloga e uma artéria de escritora. Como a escritora refere, a Menina Catita tem muito dela na medida em que o simples cheiro de um objeto antigo a transporta para outros mundos.