Página Inicial > Notícias > Centro Histórico...para junho

Centro Histórico de Viana do Castelo com regresso à Idade Média marcado para junho

08 Abril 2022

As principais ruas, praças e largos do Centro Histórico de Viana do Castelo vão voltar a viajar ao passado no próximo mês de junho, com a realização da XIII edição da Feira Medieval, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.

A Feira Medieval vai decorrer de 17 a 19 de junho, pelas principais ruas de Viana do Castelo, com destaque para o Jardim Público, que se voltarão a encher de animação, convívio e alguns dos hábitos e costumes característicos da Idade Média.

O sinal de partida para a feira é dado agora, com a abertura das inscrições, de 07 de abril até 20 de maio, para artesãos, mercadores, regatões e artífices, vindos dos mais diversos lugares para transformar o casco histórico da cidade num espaço privilegiado de encontro, negócio, lazer e de comes e bebes.

“É a retoma das grandes festas no concelho depois de um período tão difícil como o que todos vivemos em 2021 e 2022. Agora, pensamos que estão criadas as condições para retomarmos a tão característica Feira Medieval de Viana do Castelo, que todos os anos junta milhares de pessoas nesta viagem ao passado”, explica Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.

O objetivo da VianaFestas é retratar tradições de caráter local ou regional ao vivo num centro histórico tão característico como é o de Viana do Castelo, numa feira que habitualmente reúne algumas centenas de expositores e que este ano vai ocupar as ruas, largos e praças da cidade.

“Será um momento de festa e de alegria, porque já todos sentimos essa falta, tendo como pano de fundo um Centro Histórico emblemático como é o nosso. Mas, claro, obedecendo às orientações sanitárias relacionadas com a pandemia de covid-19 que estiverem em vigor à data”, acrescenta Manuel Vitorino, também vereador da cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O regulamento e a inscrição para a participação de expositores na XIII Feira Medieval, está disponível no site da VianaFestas (www.vianafestas.com) e preveem a recriação das artes e ofícios característicos da Idade Média com a presença de artificies, artesãos, mercadores e regatões que promovam a venda ou demonstração de produtos característicos daquele período.

São considerados “artesãos” todos os que promovam a venda de produtos ou materiais de produção própria e de forma artesanal, “artífices” todos os artesãos que se enquadram em ofícios medievais e que recriem o ofício medieval durante o evento, “mercadores” todas as entidades singulares ou coletivas que promovam a venda de produtos ou materiais enquadrados na Época Medieval e que possam ou não ser produzidos pelos próprios.

O regulamento prevê ainda a atribuição de espaço nesta feira para “regatões” com ponto fixo de venda a todos os que promovam o pequeno comércio de bens alimentares de abastecimento diário.

De forma a tentar garantir uma recriação o mais fiel possível da Idade Média, o regulamento da Feira Medieval prevê várias regras sobre produtos e atividades permitidas ou proibidas pela organização, bem como equipamentos a utilizar nas tendas ou pelos artesãos inscritos.

O objetivo é garantir a função pedagógica e lúdica associada ao evento, com a autenticidade possível de uma recriação histórica do comércio, das artes e ofícios medievais.