Página Inicial > Notícias > Centro Cultural...Municipal

Centro Cultural recebe 1.000 idosos para festa convívio dos projetos promovidos pela Câmara Municipal

24 Junho 2019

Esta quarta-feira, dia 26 de junho, o Centro Cultural de Viana do Castelo vai acolher cerca de 1.000 idosos para a festa convívio dos programas “Vencer a Idade com Saúde”, “Sénior + Ativo” e “Projeto Intervenção Comunitária”, promovidos e organizados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.


O encontro, que vai acontecer entre as 9h00 e as 16h30, contará com atuações dos grupos “Gente da Borga” e “Xornas”, e com a colaboração do Centro Social e Paroquial de Afife, assinalando e comemorando os 25 anos desta instituição com o momento “Histórias da Vida das Gentes de Afife”.


Esta comemoração do Centro Social e Paroquial será representada por uma intervenção artística da autoria da designer vianense Isabel Lima, que através do trabalho “Histórias de Vida das Gentes de Afife” pretende entrecruzar a celebração do território de Afife e do seu património com a narrativa daqueles que neste espaço construíram os seus caminhos de existência. Recordações de episódios, articulados no tempo passado, fruto de uma transmissão geracional e de uma permanente recriação e adaptação, irão testemunhar o sentimento de orgulho e coesão desta comunidade.


O projeto “Vencer a Idade com Saúde” tem como objetivo proporcionar a toda a população sénior do concelho, a partir dos 60 anos, um programa de atividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas. O programa engloba um conjunto de atividades regulares, duas vezes por semana, consistindo uma na prática de atividades gímnicas em pavilhão e outra de atividades aquáticas (hidroginástica), que decorrem de segunda a sexta-feira com a duração de 45 minutos.


Em janeiro passado, no âmbito do programa “Sénior + Ativo”, a Câmara Municipal lançou a iniciativa “Música na Terceira idade”, que pretende estimular um estilo de vida saudável junto da população mais idosa. Esta inovação pretende explorar os sons do corpo e as histórias que cada um dos participantes tem para partilhar através ou sobre a música. Neste sentido, todas as semanas, de forma alternada entre dois projetos, o objetivo passa por ter dois grupos em atividades, compostos por cidadãos que individualmente se pretendam inscrever ou grupos pertencentes a IPSS do concelho.