Página Inicial > Notícias > Centro Cultural...EuroMeet 2019

Centro Cultural encheu-se de especialistas de toda a Europa na abertura do Outdoor Sports EuroMeet 2019

24 Setembro 2019

O Centro Cultural de Viana do Castelo encheu-se hoje de especialistas de toda a Europa, entre oradores e participantes, para a cerimónia de abertura do Outdoor Sports Euro’Meet 2019, num momento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, do Presidente da European Network for Outdoor Sports (ENOS), François Beauchard, e do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, em representação do Ministério da Educação e do Desporto.


Na sessão de abertura daquela que é a maior conferência europeia de desporto outdoor e de sustentabilidade, o autarca defendeu que Viana do Castelo é “um local de excelência para a demonstração do desporto outdoor e do urban outdoor”, defendendo que as cidades têm de ter espaços públicos de qualidade, acolhedores e que motivem a prática de atividades de ar livre.


De acordo com José Maria Costa, a requalificação urbana e da frente ribeirinha fluvial e marítimas são uma expressão do incentivo à prática desportiva, já que Viana do Castelo investiu na criação de ciclovias, percursos pedonais, espaços verdes e passadiços.


Viana do Castelo é cidade fundadora da rede nacional e faz parte da rede europeia das Health Cities, tendo na sua estratégia a promoção da saúde e dos estilos de vida saudáveis. No discurso, o edil indicou que Viana do Castelo é um concelho amigo do desporto, promovendo em parceria com os agrupamentos escolares, clubes e associações desportivas um conjunto de projetos educativos que inclui apostas fortes no Desporto – Atletismo nas Escolas, Patinagem nas Escolas, Natação no 1º ciclo do Ensino Básico, Patinagem no Pré-escolar e Náutica nas Escolas, que chega neste ano letivo a 1.909 alunos e abrange a prática de remo, vela, surf e canoagem.


O autarca vianense referiu ainda que Viana do Castelo pretende ser também um concelho que promove a inclusão e as oportunidades para todos, tendo o Município iniciado há vários anos projetos em parceria com os clubes e IPSS’s de desporto adaptado.


O programa do Euro’Meet é constituído por conferências, apresentações de posters, networking, workshops e experiências outdoor. Conta com mais de cinco dezenas de oradores, entre os quais conferencistas especialistas, oriundos de países como Reino Unido, Bulgária, Alemanha, Portugal, França, Espanha, Martinica, Dinamarca, Irlanda, Bélgica e Suécia, e apresentação de posters da Eslovénia, Noruega, Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Grécia, Hungria e Países Baixos.