Página Inicial > Notícias > Centro Cultural...de Outubro

Centro Cultural de Viana recebe “Arte Sinfónica” a 04 de Outubro

26 Setembro 2013


O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, no próximo dia 04 de Outubro, um concerto da Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC). Os bilhetes estão à venda no Viana Welcome Center a partir de hoje e custam cinco euros.

O concerto “Arte Sinfónica” da Orquestra da EPMVC está agendado para as 21h30 da véspera do dia que assinala a Implantação da República e é dirigido pelo maestro Javier Viceiro.

Programa:
Giacomo Puccini (1858-1924)
Prelúdio Sinfónico em Lá Maior
Antonín Dvořák (1841-1904)
Suite Checa Op. 39
I. Preludium: Allegro moderado
II. Polka: Allegretto grazioso
III. Minuetto: Allegro giusto
IV. Romance: Andante con moto
V. Finale: Presto
Joly Braga-Santos (1924-1988)
Abertura Sinfónica n. 3, Op. 21

A Escola Profissional de Música de Viana do Castelo foi criada em 1992 e teve como entidades promotoras a Academia de Música de Viana do Castelo (conservatório regional) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Desde 2002 a Fundação Átrio da Música (FAM) é a entidade proprietária da EPMVC. Nesta Escola são ministrados, do 7º ao 12º ano de escolaridade, todos os cursos de especialização instrumental que constituem a orquestra sinfónica e a sua população escolar é de 140 jovens provenientes, na sua maioria, do Distrito de Viana do Castelo, mas também de outras regiões do Norte e Centro do país.

A sua Orquestra Sinfónica e grupos de música de câmara têm realizado, ao longo dos anos, várias centenas de concertos em diversas localidades de Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha, bem como concertos didáticos destinados à população local, com destaque para crianças e jovens das escolas do Ensino Básico e Secundário do Distrito.

Da sua internacionalização destacam-se as participações no projeto “Niteroi - Encontro com Portugal, Comemorações dos 500 Anos dos Descobrimentos Portugueses”, em abril de 1998, no Brasil, e no Festival Juvenil de Música Sacra “Note di Spiritualità”, a convite do Município de Verona, em outubro de 2006, em Itália. A Orquestra tem centrado a sua atividade na apresentação de obras significativas do repertório musical europeu e, também, na divulgação de compositores portugueses do século XVIII à atualidade. Apresentou em 1ª audição mundial “Polifonias de Notre Mer – Minho I” (1999) e “Músicas de Villaiana – coros oceânicos” (2009) de Cândido Lima, “Sonidos de Bitácora” (2002) de Alberto Conde, “Tango & Paso Doble” e “TriArtango Suite” (2009) de Jean-François Lézé, e “Tríptico” (2009) de Pedro Santos. A Orquestra Sinfónica EPMVC foi dirigida até 2007 pelo maestro Miguel del Castillo, realizando regularmente estágios de aperfeiçoamento com maestros convidados, como António Saiote, Cesário Costa, Ernst Schelle, Jan Cober, Juliàn Lombana, Josep Vicent, Leonardo Barros, Osvaldo Ferreira, Roberto Pérez, Rui Massena e Vasco Pearce de Azevedo. Desde janeiro de 2008, é dirigida pelo maestro Javier Viceiro.

Javier Viceiro, maestro

Nasceu em Pontevedra e realizou os seus estudos musicais no Conservatório Superior de Música de Vigo, no Real Conservatório Superior de Música de Madrid e na Zuid-Netherlandse Hogesschool voor Muziek de Maastricht (Holanda).
Inicia os estudos de direção de orquestra, com James Ross (USA), em 1997. No ano de 2002 terminou os estudos no ISEB (Instituto Superior Europeu) em Trento (Itália) obtendo a sua formatura no Superior Course in Wind Orchestral Conducting. Em 2003 obteve a licenciatura em Wind Orchestral Conducting, em 2005 concluiu os estudos de direção de orquestra sinfónica, na Zuid-Nederlandse Hogesschool voor Muziek, em Maastricht (Holanda), com os maestros Jan Stulen (Holanda) e Edmond Saveniers (Bélgica), tendo realizado o exame final no Willem Hystek Zaal (Conservatórium Maastricht) dirigindo a Arka Symfonie Orkest.
Colaborou como maestro convidado com a Orquestra Clássica de Vigo, Arka Symfonie Orkest (Holanda), a Banda Municipal da Corunha, Banda Municipal de Santiago de Compostela, Banda Municipal de Pontevedra, a Orquestra Júnior e a Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
É maestro titular da Orquestra Filarmónica Cidade de Pontevedra, desde a sua fundação em 1996, principal maestro convidado da Banda de Música de Pontevedra e maestro da Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo