Página Inicial > Notícias > Castro Guedes...Especial”

Castro Guedes galardoado com o “Prémio Santareno de Teatro- Especial”

21 Novembro 2011

O director artístico do CDV – Centro Dramático de Viana, acaba de ser galardoado com o prémio Santareno de Teatro – “Especial”. Este actor, encenador e director recebeu o prémio atribuído pelo Instituto Bernardo Santareno que, desta forma, assinalou a vida dedicada ao teatro de Castro Guedes.

A cerimónia de entrega, que decorreu ontem à noite em Santarém, contou com a presença do Presidente da Câmara de Viana do Castelo e da Vereadora da Cultura, que testemunharam o prémio atribuído a Castro Guedes, que se estreou no teatro aos 13 anos, profissionalizando-se aos 19 na RTP Porto e integrando o elenco inaugural do Seiva Trupe. Vocacionado para a encenação, foi também fundador do TEAR, a primeira companhia teatral de Viana do Castelo, e director artístico do Teatro Universitário do Porto.

Do seu vasto curriculum, destacam-se ainda inúmeros artigos de opinião, a presença em colóquios e encontros e ainda “o momento particularmente mais importante da sua carreira”: o estágio sob a orientação de Jorge Lavelli, no Thêatre National La Colinne, em Paris.

Actualmente é director do CDV, companhia residente que se prepara para assinalar o seu vigésimo aniversário, depois de vinte anos de actividade contínua e uma forte aposta na educação de públicos para o teatro, nomeadamente com um excelente trabalho junto das escolas e com as juntas de freguesia do concelho.

Viana do Castelo, 21 de Novembro de 2011 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo