Página Inicial > Notícias > Casa Melo...apresentação de livro

Casa Melo Alvim assinala 500 anos de história com apresentação de livro

16 Dezembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na sessão de apresentação do livro “A Casa dos Melo Alvim 500 anos de história de uma casa”, que decorreu no passado sábado com a presença de Eduardo Marçal Grilo, dos proprietários e de muitos convidados.

A sessão pretendeu assinalar os quinhentos anos de existência do mais antigo imóvel da cidade fora de muralhas, pelo que o autarca enalteceu a iniciativa, considerando a publicação como “determinante para se conhecer de forma mais minuciosa a nossa cidade e a nossa memória”.

“Agradeço igualmente à família Laranjeira, atual proprietária da Casa dos Melo Alvim, por, em boa hora, ter adaptado o edifício a unidade hoteleira, colocando assim esta infraestrutura de excelência ao serviço do turismo da nossa cidade e do nosso país”, acrescentou.

A Casa Melo Alvim é uma das mais elegantes referências no que toca à oferta hoteleira de Viana do Castelo. Apesar de, por fora, a Casa apresentar um aspeto unitário, corresponde a um complexo arquitetónico que é composto por peças de vários estilos e de várias épocas, sem perder os traços próprios que tão bem a caraterizam. Já a obra apresentada no passado sábado conta a história de um solar de excelência, mas que revela também a história das famílias que por ele passaram.

De lembrar que, em abril de 2019, a Câmara Municipal de Viana do Castelo classificou esta unidade como “Imóvel de Interesse Municipal”, num reconhecimento justo do valor que esta representa e da importância que tem para a cidade.


Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo