Página Inicial > Notícias > Casa dos...permanente

Casa dos Nichos inaugura exposição interactiva permanente

26 Maio 2011

conviteA Casa dos Nichos, uma das mais antigas e emblemáticas edificações da cidade e agora ocupada pelo Núcleo Museológico de Arqueologia, vai abrir ao público a nova exposição permanente no dia 01 de Junho (Dia Mundial da Criança), às 14h00. A mostra reúne algumas das mais representativas peças arqueológicas descobertas no concelho e integra agora atractivos jogos didácticos e informação mais adequada aos diferentes níveis etários e escolares.

A nova exposição permanente da Casa dos Nichos pretende ser demonstrativa da evolução histórica, social e tecnológica, ocorrida desde a Pré-História até à Idade Média, no espaço geográfico que constitui o território de Viana do Castelo. Apoiado num renovado, apelativo e pedagógico discurso expositivo da responsabilidade do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, este espaço museológico pretende proporcionar ao visitante um contacto directo com a história de Viana do Castelo, através dos diversos artefactos e utensílios, como forma de o ajudar a compreender as pessoas e as sociedades que, ao longo dos tempos, o habitaram.

Em causa estão, por exemplo, os primitivos seixos talhados, os artefactos em pedra polida do Neolítico, os típicos machados da Idade do Bronze, as características cerâmicas e mós manuais da Cultura Castreja da Idade do Ferro e as cerâmicas importadas, as ânforas e os objectos de adorno em bronze, que caracterizam a economia monetária do Período Romano.

Na Casa dos Nichos, o visitante tem também acesso a uma extensa base de dados, na qual pode pesquisar diversas informações sobre os sítios, os monumentos e o espólio arqueológico, assim como aceder a um roteiro virtual e ao visionamento de um filme sobre a história e a arqueologia do concelho. Os mais novos, podem ainda ter acesso a atractivos jogos didácticos e a diversa informação, apresentada em formato adequado aos diferentes níveis etários e escolares.  

Recorde-se que a Casa dos Nichos, reabilitado em 2008, é assim conhecida por ostentar na sua fachada duas esculturas em alto-relevo, abrigadas por dosseletes (ou nichos), que representam cenas da Anunciação, de inspiração gótica e cronologicamente datáveis do século XV. A sua localização, a riqueza decorativa e o seu carácter religioso, levaram a que alguns historiadores, com base mais na tradição popular e na intuição do que em registos documentais concretos, tenham defendido que aqui funcionou, entre os séculos XV e XVI, a Confraria dos Mareantes, à época, uma das confrarias mais importantes do País.

 

 

Viana do Castelo, 26 de Maio de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo