Página Inicial > Notícias > Casa do Povo...Municipal

Casa do Povo de Lanheses homenageou Presidente da Câmara Municipal

08 Agosto 2017

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi homenageado pela Casa do Povo de Lanheses durante o Festival Internacional de Folclore, que decorreu no passado fim de semana na freguesia. A homenagem teve em conta a dedicação e o trabalho desenvolvido pelo autarca, que agradeceu a iniciativa.

O XXXVIII Festival Internacional de Folclore, organizado pela associação da Casa do Povo de Lanheses (Viana do Castelo), juntou quatro grupos internacionais e igual número de portugueses, tendo sido deslocado para o Largo da Igreja paroquial da Freguesia, para o recinto do arraial da Festa do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

Em janeiro passado, a Câmara Municipal atribuiu a esta associação o título de instituição de mérito. Fundada em 1936 e de natureza semi-administrativa e corporativa, a Associação da Casa do Povo de Lanheses constitui um inegável pólo de desenvolvimento e de apoio social, criando estruturas e concentrando esforços de consolidação cultural, recreativa e desportiva, participando em competições desportivas de futebol sénior e juvenil, (com a extinta FNAT e com os campeonatos distritais, até ao aparecimento da “União Desportiva de Lanheses”), de basquetebol, hoje uma das suas principais atividades desportivas, onde tem granjeado galardões diversos, formação eclética nas modalidades de ginástica e de poli-desporto, para as camadas mais jovens, desenvolvimento ocasional de apoio em tempos livres a crianças e jovens e lançamento de iniciativas pontuais e de eventos destinados a participação da população local.

Desde a década de 40, que detém nas suas estruturas um grupo de folclore, que, refundado em 25 de Maio de 1980 e com atividade corrente e sem qualquer interrupção, se denomina Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses e tem como ponto alto da sua atividade o festival anual de folclore da Casa do Povo de Lanheses, no primeiro sábado do mês de agosto.

O Grupo de Teatro de Lanheses teve assento nesta instituição, denominando-se, como secção da associação de “ Grupo Cénico da Casa do Povo de Lanheses” e tem levado a cena inúmeras iniciativas e apresentação de peças de teatro, revista e de variedades, sedeando-se atualmente nas instalações da Junta de Freguesia, onde dispõe de equipamento mais adequado à sua função e finalidade.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo