Página Inicial > Notícias > Casa cheia...Litoral Norte

Casa cheia na apresentação das intervenções em Viana do Castelo da Polis Litoral Norte

19 Fevereiro 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o Presidente do Conselho de Administração da Polis Litoral Norte, Pimenta Machado, apresentaram, numa sessão que contou com a presença de mais de 150 pessoas, as principais intervenções previstas nas praias do concelho no âmbito deste programa.

A sessão inclui uma apresentação do responsável pela Polis Litoral Norte relativamente às 17 ações na frente marítima de Viana do Castelo, orçadas em cerca de 19 milhões de euros, e ainda da arquiteta responsável pelo projeto da Praia Norte. Maria João Patronilho evidenciou as mais-valias do projeto, que integra duas fases, e esclareceu os presentes sobre alguns detalhes do projeto.

Seguiu-se um momento de debate, com cinco intervenções dos mais de 150 presentes, onde foram apresentadas dúvidas e opiniões sobre este projeto, designadamente no que toca às questões de estacionamento e das valências previstas.

De lembrar que a empreitada pretende assegurar a manutenção equilibrada desta faixa da orla costeira particularmente ameaçada pelo efeito do mar e pela ocorrência de ocupação densificada. Na primeira fase, considerada de emergência, estão previstas obras de consolidação de infraestruturas de proteção da erosão costeira, redes de infraestruturas necessárias e o reordenamento do estacionamento. Na segunda fase, está prevista a execução de praças temáticas, instalação de mobiliário urbano e equipamento de recolha de lixo, árvores e vegetação, sinalização e iluminação pública e remates de infraestruturas.