Página Inicial > Notícias > Cartas de...exposição

Cartas de Vinhos premiados no âmbito dos Encontros Vínicos- Loureiro Wine Festival em exposição

03 Dezembro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura amanhã, dia 04 de dezembro, pelas 17H30, no restaurante Casa de Armas, uma exposição com os trabalhos vencedores alusivos ao design de Cartas de Vinhos, a cargo dos alunos da licenciatura de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


Os trabalhos de design de Cartas de Vinhos, desenvolvidos no âmbito do IV Encontros Vínicos do Vinho Verde – Loureiro Wine Festival, foram efetuados pelos alunos da licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, sob orientação da Prof.ª Doutora Ana Filomena Curralo.


O objetivo deste projeto consistia na exploração do conceito de uma carta de vinho, apelando à tridimensionalidade enquanto elemento portador de interação com o indivíduo, que o conduzisse a uma experiência de sensações ou/ e de conhecimento, através da Design Experience (Brown, 2009). Os projetos foram expostos no Hotel Melo Alvim, em Maio deste ano, sendo premiados dois projetos (ex.quo).
Os projetos premiados, denominados GrapeVine dos estudantes Pedro Arieira e João Miguel Rodrigues e WineUp do estudante João Mimoso, vão agora ser apresentados amanhã, dia 04 de Dezembro, pelas 17h30, no restaurante Casa de Armas. A mostra dos dois trabalhos ficará patente até ao final da Páscoa.


GrapeVine
O GrapeVine é um projeto que nasce do conceito Ramo da Vinha e da Vindima. Tendo como objetivo suscitar e provocar sensações e conduzir o consumidor a uma experiência momentânea no ato da escolha do vinho.
Através do contraste de matérias como a madeira e o inox, o projeto intercala o lado estético e funcional da forma, podendo também ser utilizado como um objeto de decoração. O nome GrapeVine surge da palavra “parreira” proveniente da expressão popular “ Muita parra e pouca uva”.


WineUp
Wineup é um projeto que tem como objectivo proporcionar uma experiência ao consumidor, criando assim um laço emocional. Esta carta de vinhos difere do habitual na medida em que se trata de um baralho de cartas.
Em cada naipe encontra-se representada uma região e cada carta está diretamente relacionada com um vinho específico. No final da escolha do vinho, o consumidor poderá adquirir a carta e colecionar o baralho completo.
As cartas, de medidas standard, possuem ilustrações que revelam grafismos relacionados com a vinicultura.