Página Inicial > Notícias > Caravela...do Castelo

Caravela Vera Cruz em Viana do Castelo

21 Maio 2010

MVC8209aA Caravela Vera Cruz, uma réplica quinhentista, está ancorada junto ao antigo edifício do Instituto de Socorros a Náufragos em Viana do Castelo, até 28 de Maio. A caravela está a receber centenas de alunos das escolas de Viana do Castelo e eventos culturais, como um espectáculo de João Ricardo e “The Insiders” do Grupo de Marionetas.

A caravela, uma embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante a Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI, tem como principais características a rapidez, o facto de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Foi numa Caravela que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, em 1488 e uma réplica pode agora ser visitada em viana do Castelo.     

A Caravela Vera Cruz é uma réplica exacta das antigas Caravelas usadas pelos Portugueses na Era dos Descobrimentos. Foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos e à investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas.

Até 28 de Maio, a Vera Cruz acolhe diversas iniciativas, como é o caso de “Tripulassom” de João Ricardo, uma instalação de intervenção sonora do artista vianense. Paralelamente, decorrem visitas guiadas à embarcação por parte dos alunos das escolas do concelho, animando a embarcação e o espectáculo “The Insiders” do grupo de marionetas de Viana do Castelo e, para amanhã, está previsto um cerimonial de chá, organizado pela Universidade do Minho.

 

A presença da Caravela Vera Cruz integra um programa alargado de animação da cidade em Maio - “Artes de Maio” -, que inclui ainda outros eventos, com destaque para o Campeonato Luso-Galaico de Surf, a decorrer este final de semana em Viana do Castelo, e as duas exposições de Serralves em Viana do Castelo: De que falamos, quando falamos de Arte Contemporânea?”, uma exposição didáctica no relvado  junto à Biblioteca Municipal que pode ser visitada até ao próximo dia 20 de Junho; e “A Razão das Coisas” com esculturas de Júlio Pomar e fotografias de Gérad Castello-Lopes e José M. Rodrigues, que pode ser visitada até 5 de Setembro.

 

Viana do Castelo, 21 de Maio de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo