Página Inicial > Notícias > Campeões...Atlânticos

Campeões Mundiais nos Jogos Náuticos Atlânticos

29 Julho 2009
 

cerca de 400 os atletas de topo que vão participar nesta XVª edição dos Jogos Náuticos Atlânticos (JNA), organizada pela Intercéltica - Associação Cultural, Desportiva e Turística, e que tem Pedro Martins de Lima, o primeiro surfista português, por embaixador. São oriundos das Regiões Atlânticas mais fortes da náutica, como os Açores, Norte de Portugal, Galiza, Catalunha, Astúrias, País Basco, Aquitânia, Bretanha, Cornualha, Norte Devon, na Inglaterra, e Irlanda.


As provas desportivas são organizadas pelas 5 Federações Náuticas Portuguesas e contam com o apoio dos clubes náuticos da cidade.


As modalidades em competição são Canoagem e Remo, no Rio Lima, Vela e Natação com Barbatanas, na Foz do Lima, Fotografia Subaquática, na Ilha das Berlengas, em Peniche, e Surf, na Praia da Arda.


Pela primeira vez a Vela Paraolímpica (Classe de Vela 2.4) vai integrar os JNA. Confirmadas estão as participações do catalão Miquel Gómez, oitavo classificado na Taça do Mundo de ISAF "Troféu Princesa Sofia", e Hervé Tourneux, terceiro no Campeonato de França.


Nesta edição dos JNA, o objectivo da equipa do Norte de Portugal passa por lutar por um dos lugares do pódio, após o ano passado ter ficado na quarta posição.


O Programa dos JNA´09


No sábado, primeiro dia dos Jogos, terá lugar a recepção das Delegações Oficiais. Para o domingo está previsto o Desfile de Abertura, com início na estação de caminho-de-ferro de Viana do Castelo, e que seguirá até à Praça da Liberdade, onde terá lugar a actuação de grupos culturais das várias Euro-regiões participantes; segue-se a cerimónia protocolar de Abertura dos JNA, com a presença de representantes políticos das Regiões, Presidentes das Federações, bem como membros do Comité Internacional dos Jogos.






As actividades de competição estão previstas acontecerem na segunda, terça e quarta-feira, bem como na quinta durante a manhã.


A cerimónia de encerramento e a entrega de prémios estão previstas para quinta-feira, dia 6 de Agosto, à tarde.


JNA 2009 decisivos para o futuro da náutica

Tanto o Comité Internacional dos Jogos como o Comité organizador desta XVª edição são unânimes em considerar que Viana do Castelo reúne as condições ideais para ser uma das capitais Atlânticas da Náutica.


Este evento enquadra-se nas filosofias europeias (Política Marítima Europeia), nacionais (na Estratégia Nacional para o Mar e no Plano Estratégico Nacional de Turismo) e regionais (Agenda Regional de Turismo e do Mar, no estudo elaborado pela Intercéltica denominado "A Náutica como factor de Desenvolvimento da Região Norte" e na estratégia do Município de Viana do Castelo) para o desenvolvimento sustentado da Náutica.


O Arquitecto Guilherme Guimarães, do Comité Organizador dos JNA - 2009, considera que este evento deve ser encarado por todos, mas sobretudo pelos agentes políticos e institucionais, como a oportunidade efectiva para Portugal ter uma estratégia concertada para a náutica, em todas as suas vertentes, fazendo desta um produto de excelência.


O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] é o parceiro tecnológico dos Jogos Náuticos Atlânticos´09. Desta forma, o IPVC disponibiliza Internet à organização e a todos participantes, na área da Marina "Headquarters", através da instalação de uma rede Wireless.


Os Jogos Náuticos Atlânticos 2009 são parte integrante do projecto europeu NEA 2 Nautisme Espace Atlantique, e são co-financiados pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013.


O Comité Organizador agradece o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, do Instituto do Desporto de Portugal, do Instituto do Turismo de Portugal, da Marinha Portuguesa, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da Capitania do Porto de Viana do Castelo, da Administração Portuária de Viana do Castelo, da Área Metropolitana do Porto, do Clube de Vela de Viana do Castelo, do A.R.C.O., do Náutico Clube de Viana e do Surf Clube de Viana.



A INTERCÉLTICA - Associação Cultural, Desportiva e Turística, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Valimar Comurb, a Câmara Municipal de Peniche, a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Remo, a Federação Portuguesa de Surf e a Federação Portuguesa de Vela são as entidades organizadoras dos Jogos Náuticos Atlânticos 2009.