Página Inicial > Notícias > Campanha...de cartão

Campanha de reciclagem de papel de embrulho reuniu 1.880 quilos de cartão

18 Janeiro 2019

A campanha de reciclagem “No Natal, separar é o melhor presente”, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e a Resulima, resultou num total de 1.880 quilos de papel de embrulho, que vão agora ser valorizados.


A iniciativa visava fomentar a correta separação dos resíduos, designadamente do papel de embrulho, que todos os anos era depositado nos equipamentos destinados à descarga de resíduos indiferenciados, desaproveitando-se assim este material como recurso.


Durante a campanha, foram disponibilizados quarenta contentores, em zonas residenciais onde existe uma maior distância dos ecopontos comuns, fornecendo assim aos vianenses os equipamentos necessários para procederem à reciclagem. O material recolhido, com recurso a uma viatura específica, teve como destino final a central de triagem da Resulima S. A., com vista à sua reciclagem.


Por cada tonelada de papel/cartão reciclado, são poupadas mais de 20 árvores, economizada mais de 70% de energia elétrica e a poluição do ar é reduzida em 70% do que se fosse produzido um novo papel. Assim, com esta reciclagem, os vianenses evitaram o abate de aproximadamente 40 árvores.