Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...caminhadas

Câmara Municipal vai disponibilizar pedómetros para as caminhadas

23 Maio 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lança, no próximo sábado, 25 de Maio, pelas 10h00, na Praia Norte, o projeto ABC da Caminhada, onde é disponibilizado um pedómetro (aparelho que indica a distância percorrida, o tempo demorado e as calorias gastas) aos cidadãos que estejam a caminhar.

Levado a cabo pelo Gabinete Cidade Saudável, que colocou a atividade física como uma prioridade de intervenção no Plano de Desenvolvimento em Saúde 2007-2015, o projeto visa promover o lazer, a participação e o desenvolvimento de um estilo de vida ativa. O ABC da Caminhada consiste na cedência temporária de pedómetros à comunidade em geral, durante o período da sua caminhada, para monitorizar a distância percorrida, as calorias queimadas e o tempo de duração. Os registos verificados serão, depois, utilizados para criar uma base de dados.

O projeto pretende ainda disponibilizar recursos para o incentivo à monitorização da prática de atividade física; incentivar a monitorização individual da atividade física; e aumentar a divulgação da informação sobre a atividade física com qualidade.

O Plano de Desenvolvimento em saúde, elaborado pelo Gabinete Cidade Saudável, baseia-se no perfil de saúde da população do concelho e contempla um conjunto de ações, que têm por objetivo a promoção da saúde. Estas ações focalizam-se nos determinantes sociais de saúde, a partir dos quais são definidas áreas de intervenção prioritárias e são desenvolvidos diferentes programas e projetos em áreas como o envelhecimento, os estilos de vida, as migrações, as acessibilidades, o ambiente, entre outras.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo