Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Miguel Rocha

Câmara Municipal vai criar Prémio Luís Miguel Rocha

22 Março 2016

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai instituir o Prémio Literário Luís Miguel Rocha, através de um concurso escolar anual destinado a alunos do nível secundário. O Prémio foi anunciado recentemente, aquando da publicação do livro “Curiosidades do Vaticano” na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Luís Miguel Rocha, que nasceu na cidade do Porto em 1976 e logo veio para Viana do Castelo, onde fez os seus estudos no ensino básico e secundário, desde cedo se dedicou em exclusivo à escrita, tendo publicado seis títulos que se encontram traduzidos em mais de 30 países. Uma das suas obras O Último Papa figurou no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo.

Na consequência de doença prolongada, Luís Miguel Rocha morreu a 26 de Março de 2015, em Viana do Castelo. Postumamente, em Fevereiro de 2016, foi publicado o seu livro Curiosidades do Vaticano, obra já apresentada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Pela fulgurante produção literária de Luís Miguel Rocha e pelo seu alcance, a Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu instituir o Prémio Luís Miguel Rocha, através de concurso escolar anual destinado a alunos de nível secundário, nas categorias de ficção e ensaio, e a ter lugar a partir do ano letivo 2016/2017.

Este prémio, na senda do Prémio António Manuel Couto Viana, instituído desde 2011, tem como objetivo divulgar a obra do escritor, prematuramente desaparecido, e estimular o gosto pela leitura e pela pesquisa histórica.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo