Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...turismo náutico

Câmara Municipal vai criar novas infraestruturas de apoio ao turismo náutico

27 Novembro 2014


A Câmara Municipal vai criar novas infraestruturas de apoio ao turismo náutico, designadamente com a aquisição de uma plataforma flutuante para apoio à prática da canoagem e com a criação de condições para a utilização do rio lima para a vela desportiva.

O projeto, alvo de uma candidatura ao PROMAR, integra assim a otimização das condições de utilização do rio Lima. Para a vela, está prevista a execução de trabalhos de saneamento do leito do Rio Lima, retirando entulhos e blocos de granito de grande dimensão que ao longo dos anos se foram acumulando no local devido a obras da envolvente do centro de vela.

Os trabalhos passam, desta forma, pela remoção de entulhos, blocos de granito e betão armado depositados no leito do Lima, o rebaixamento do nível do leito de forma a permitir o acesso aos cais de embarcações de dimensão média e a consolidação do nível do fundo do leito através da realização de um enrocamento aproveitando as pedras existentes. Estes trabalhos permitirão um maior fluxo livre de águas, facilitando a navegação e atracação de embarcações de pequena e média dimensão, especialmente as dedicadas à prática desportiva.

Está ainda prevista a aquisição de uma plataforma para a canoagem, que visa aumentar as condições de segurança dos praticantes desta modalidade no rio Lima. Trata-se de uma plataforma flutuante modular e removível destinada sobretudo a provas desportivas, sendo mais um fator de segurança para embarcações de remo e canoagem.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo