Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Ribeira Lima

Câmara Municipal vai criar Loureiro Wine Festival com municípios da Ribeira Lima

26 Setembro 2013


A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai criar, em 2014, o Loureiro Wine Festival juntamente com os municípios de Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. O objetivo é divulgar nacional e internacionalmente uma casta própria da região, no seguimento de uma política de defesa dos produtos endógenos da região levada a cabo pela autarquia há alguns anos.

O festival, que irá ser organizado pelo Município, pretende promover os vinhos loureiros da região da Ribeira Lima e os seus produtores, numa iniciativa que irá ter uma abordagem internacional. De sublinhar que este certame nasce no âmbito da política encetada pelo Município de Viana do Castelo que, há quatro anos, decidiu apoiar os produtores dos vinhos de Viana do Castelo, mas também os produtos endógenos da região.

Viana do Castelo, que foi mesmo eleita Cidade do Vinho em 2011 com um vasto programa de iniciativas ligadas ao setor, tem vindo a apostar nos vinhos verdes enquanto produtos endógenos de qualidade. Para tal, e graças a uma estratégia concertada e devidamente estruturada, integrou agora a Rota dos Vinhos Verdes, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento do potencial turístico da Região Demarcada dos Vinhos Verdes; aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e encetou um conjunto de iniciativas que visam promover a importância estratégica dos vinhos verdes; e assinou com a Confraria dos Vinhos Verdes um protocolo que reforça igualmente o papel do Município como Confrade Protetor.

Paralelamente, tem participado em feiras do sector e grandes eventos nacionais, lançando-se agora internacionalmente com um grande certame que está na forja e que pretende demonstrar que o vinho loureiro apresenta características próprias que os diferenciam dos restantes e que tem potencialidades únicas capazes de o internacionalizar.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo