Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...passageiros

Câmara Municipal vai concessionar transportes coletivos de passageiros

28 Novembro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o concurso público para a concessão de transportes coletivos de passageiros na área urbana e freguesias limítrofes. A concessão terá duração de dez anos e regista um aumento de 16 quilómetros em relação à atual rede.

A proposta apresentada ao executivo surge na sequência da necessidade de o município proceder à abertura de novo concurso para atribuição da “Concessão de Serviço Público de Transportes Coletivos de Passageiros da área Urbana e Freguesias Limítrofes” para os próximos 10 anos e estabelece parâmetros mínimos a cumprir pela futura concessionária, quer ao nível da mobilidade inteligente, eficiente, mais amiga do ambiente e sustentável, de modo a introduzir, no atual serviço público de transporte, melhorias quantitativas e qualitativas de relevante significado, nomeadamente, ao nível quer do material circulante quer das vias a servir.

Com a nova concessão pretende-se, desta forma, cumprir os objetivos estabelecidos no Plano de Mobilidade Elétrica aprovado em 2010, bem como concorrer para os compromissos assumidos no Pacto de Autarcas e objetivos estabelecidos entre Portugal e a Comunidade Europeu na Agenda 2020.

A nova concessão vai assegurar um serviço indutor do transporte coletivo e detrimento da supremacia do transporte individual, assegurar soluções intermodais entre os vários sistemas de transportes disponíveis no concelho, mas impõe ainda que os circuitos deixem de ser da iniciativa dos concorrentes e passem previamente a ser estabelecidos pelo município de forma a garantir um serviço mais próximo das reais necessidades dos potenciais utentes-populações, consequência derivada a adição de relevantes novos circuitos, nomeadamente, nas freguesias de Areosa, Meadela, Perre e vila de Darque.

Assim, os novos circuitos propostos implicam, em comparação com a rede atual, um aumento de cerca de 16 quilómetros, que proporcionarão a possibilidade de utilização de transporte público a mais 7.800 pessoas, servindo, também, mais 36 equipamentos. Prevê-se, ainda, um aumento da população servida a 330 metros da rede de 59% para 73%, estimando-se que, 92% da população a 660 metros da rede ficará igualmente servida.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo