Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...S. Domingos

Câmara Municipal vai apoiar reabilitação e conservação do Convento de S. Domingos

27 Junho 2016

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja da paróquia de Nossa Senhora de Monserrate para dar início ao processo de candidatura a apresentar junto da Autoridade de Gestão do Norte 2020 e da CCDR-N que visam a reabilitação e conservação do Convento de S. Domingos.

O protocolo, retificado na última reunião de executivo, define que a autarquia vai proceder ao levantamento das necessidades técnicas de reabilitação e conservação do monumento, designadamente a elaboração da memória descritiva das intervenções a efetuar, definição de prioridades de intervenção e preparação do dossier técnico e projeto de execução de conservação e restauro para fundamentar a candidatura a fundos comunitários que permitirá a realização da intervenção.

O Convento de S. Domingos foi fundado em 1563 por Frei Bartolomeu dos Mártires, sendo que a igreja começou a ser construída em 1566. Este conjunto arquitetónico foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e caracteriza-se pelo aspeto militar, com destaque para os cubelos de influência francesa e que é considerada uma solução inédita no panorama artístico português.

Uma vez que a parte do convento tem sofrido alterações, designadamente a ocupação por repartições e serviços públicos e até um grande incêndio, é intenção da autarquia e da Fábrica da Igreja manter e conservar o importante acervo patrimonial, nomeadamente a recuperação e limpeza dos claustros bem como o seu espólio, prevendo-se uma candidatura ao Norte 2020 para a sua reabilitação.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo