Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Manuela Machado

Câmara Municipal vai abrir concurso público para construção dos acessos ao Estádio Manuela Machado

30 Janeiro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou o lançamento do concurso público para a construção dos acessos ao Estádio Manuela Machado, na zona da Abelheira. A estimativa é de 1,9 milhões de euros e o prazo de execução da obra é de oito meses.

De recordar que o estádio, batizado com o nome da atleta vianense, é um projeto do arquiteto Henrique Carvalho iniciado em 1993, com um custo previsto de seis milhões de euros, sendo que as obras foram suspensas em Julho do mesmo ano, por falta de financiamento. Em 1999 foi construída a pista de tartan, para utilização dos atletas dos oito clubes com secção de atletismo no concelho de Viana do Castelo, com balneários em pavilhões provisórios.

Nos últimos anos, o estádio ficou dotado de novos balneários e em intervenções pontuais, como a substituição do relvado e a recuperação da pista de tartan, num investimento a rondar os 1.5 milhões de euros.

Os novos acessos são, assim, o culminar de um grande investimento, que acompanha os vários projetos efetuados pela autarquia no fomento do desporto escolar. Ainda recentemente, e com o apoio da antiga atleta, foi criado o “Maratona Saudável para os Mini-Maratonistas” junto dos alunos das escolas do ensino básico do concelho.

A iniciativa, que pretende levar o atletismo às escolas, arrancou com mais de 500 alunos e pretende mostrar às crianças a importância do atletismo com o recurso de diversas atividades, conhecidas e sugeridas pelos alunos e que envolvam a corrida. Com a iniciativa, a Câmara Municipal pretende fomentar a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população e ciente que os estilos de vida saudáveis devem ser promovidos desde a infância. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para a prática regular de desporto através do exemplo de sucesso da atleta vianense, uma das melhores atletas da maratona portuguesa, Manuela Machado.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo