Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...freguesias em 2020

Câmara Municipal transferiu 2.7 milhões de euros para investimento nas freguesias em 2020

18 Dezembro 2020

O executivo municipal aprovou, ontem, em reunião de executivo, mais um conjunto de apoios às juntas e uniões de freguesias no valor de 150 mil euros. No total, em 2020, a autarquia transferiu 2.7 milhões de euros para investimentos de iniciativa das juntas de freguesia.


A proposta ontem aprovada diz respeito a alargamento de caminhos, pavimentações, arranjos exteriores, reconstruções diversas, entre outras, no valor total de 150 mil euros. Esta proposta integra a política que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da coesão territorial.


Para o vereador do Pelouro, Luís Nobre, estas medidas enquadram o espírito de colaboração técnica e financeira que a autarquia tem com todas as juntas de freguesia e uniões de freguesia do concelho e são para apoiar a execução de obras da iniciativa das juntas e uniões de freguesia. Só em 2020, revela o vereador, foram transferidos 2.7 milhões de euros, “meios financeiros fundamentais para o desenvolvimento coeso do concelho de Viana do Castelo”.


Este esforço financeiro está agora também plasmado no Plano e Orçamento para o próximo ano, onde a Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias terão em 2021 um acréscimo orçamental de 10%, em valor de investimento global, para obras de intervenção direta das freguesias.


“As Uniões e Juntas de Freguesia terão os meios necessários para poderem continuar a postar na qualidade de vida dos seus fregueses nomeadamente em obras de beneficiação de espaços públicos, arruamentos, equipamentos culturais, de utilização pública e desportivos”, pode ler-se no documento já aprovado em reunião e assembleia municipais.