Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Estação Imagem

Câmara Municipal torna-se principal parceiro da realização do Prémio de Fotojornalismo da Estação Imagem

15 Dezembro 2014


A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de se tornar no principal parceiro, para os próximos três anos, do Prémio Estação Imagem, organizado pela Associação Cultural Estação Imagem. A parceria foi anunciada na passada sexta-feira na Casa da Imprensa, em Lisboa, durante a inauguração da mostra de fotografia “Caça Grossa”, de António Pedrosa.

O Prémio de Fotojornalismo, com cinco anos, é uma referência incontornável, distinguindo e destacando o trabalho do fotojornalismo, com especial enfoque no mundo e realidade da lusofonia. Único nesta área em Portugal, tem conseguido reunir também todos os anos um júri com prestigiadas figuras do panorama internacional da fotografia, que assim apreciam, validam e divulgam o fotojornalismo que é feito em português.

Além dos prémios, a edição de livros e a realização de encontros e exposições por todo o país são a outra face da atividade da Associação Estação Imagem, que tem contado com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Mora e, agora, da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Com a nova parceria, e para além do prémio de fotojornalismo, há a destacar um prémio especial “Noroeste Peninsular” que tem, em 2015, como tema a Construção Naval, e uma bolsa “Estação Imagem | Viana do Castelo” destinada a permitir que um fotojornalista possa desenvolver o seu trabalho sobre o concelho de Viana do Castelo.

De sublinhar que o Prémio de Fotojornalismo, desde a sua primeira edição, permitiu submeter a concurso 2.471 reportagens de 817 fotojornalistas, num total de 30.722 fotografias, o que evidencia uma quase total adesão da classe profissional portuguesa e que confere ao prémio uma extraordinária visibilidade. Em 2015, o prémio está aberto a fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros aí residentes.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo