O Município de Viana do Castelo torna pública a sua satisfação pela resolução por parte das entidades responsáveis do problema criado com o sistema TDT, que estava a provocar zonas sombra em algumas freguesias da área costeira do concelho. A resolução deste problema, recorde-se, surge na sequência de várias intervenções da autarquia e vem agora contribuir para uma equidade e justiça.
A situação, denunciada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Afife junto da autarquia, surgiu com a obrigatoriedade da passagem do sinal analógico para o sinal TDT. Perante o surgimento das queixas, a Câmara Municipal alertou de imediato o Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, os grupos parlamentares e o Presidente da ANACOM Autoridade Nacional de Comunicações para a situação injusta, desigual e, por isso, inaceitável para os cidadãos no acesso ao sistema TDT.
Na altura, José Maria Costa solicitou medidas adequadas para ultrapassar esta situação discriminatória de forma a garantir que o Alto Minho possa beneficiar com igualdade de direitos as condições de acesso à TDT, considerando a situação uma situação injusta, discriminatória, desigual e por isso inaceitável para os cidadãos alto minhota.
Ao Presidente da Câmara Municipal juntou-se, na altura, também a CIM Alto Minho, que contestou o processo da TDT, que estaria a criar situações semelhantes noutros locais do distrito.
Agora, o autarca congratula-se pelo esforço na resolução deste problema.
Viana do Castelo, 24 de Fevereiro de 2012
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo