Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Abelheira

Câmara Municipal promove rastreio precoce do daltonismo e ação de sensibilização no Agrupamento de Escolas da Abelheira

19 Fevereiro 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, em colaboração com a ColorAdd, nos dias 20 e 21 de fevereiro, um rastreio precoce do daltonismo e ação de sensibilização junto dos alunos do 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas da Abelheira. Com o objetivo de detetar precocemente o daltonismo e informar os jovens alunos sobre esta perturbação da perceção visual, o Município vai promover duas sessões junto dos 235 alunos daqueles anos de ensino do agrupamento escolar, abrangendo a Escola Básica da Igreja e a Escola EB1 do Calvário, ambas na Meadela, bem como a Escola EB1 da Abelheira.


Para esta ação de sensibilização dirigida à comunidade educativa, a Câmara Municipal adquiriu kits, que serão distribuídos aos alunos, e que incluem mochila, sebenta e lápis com o código de cores. A primeira ação acontece amanhã, a partir das 9h15, na Escola Básica da Igreja.


O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos que pretende ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial. Através da utilização do código, o daltónico olha para um dado objeto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores. No verão passado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo já instalou bandeiras com o código de cores da ColorAdd nas 11 praias vigiadas do concelho.


A ColorAdd tem como missão contribuir para a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com dificuldade de interpretação das cores, nomeadamente os daltónicos e grupos de indivíduos que, pelas suas deficiências, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante de orientação, identificação ou escolha.


Desde a sua criação, o ColorAdd tem sido aplicado em várias situações, principalmente em Portugal, em hospitais, escolas, transportes, acessibilidade e vestuário.