Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Tolerância

Câmara Municipal promove “Família do Lado” e promove Encontros Interculturais na Semana da Tolerância

16 Novembro 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover, até dia 26 de novembro, um conjunto de iniciativas designadas “Encontros Interculturais” no âmbito da Semana da Tolerância. De entre as iniciativas, destaca-se o “Família do Lado”, que passa por um almoço-convívio entre uma família vianense e uma família imigrante.

A semana da Tolerância, organizada em parceria com diversas entidades, integra o Dia Internacional da Tolerância, celebrado hoje (16 de Novembro) e que visa promover o bem-estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.

De entre as várias atividades desenvolvidas incluem-se sessões de teatro e cinema, ações de sensibilização sobre migrações para empresários, ações de capacitação para a comunidade imigrante, voluntariado, encontros desportivos inseridos no Plano Municipal para a Integração de Imigrantes e diversos workshops de dança tradicional do Brasil, Portugal e do continente africano e um convívio intercultural.

A semana encerra a 26 de Novembro, com “A Família do Lado”, iniciativa da União Europeia que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade de acolhimento – enquanto estratégia para a integração dos cidadão/ãs imigrante na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que visa um conhecimento mais esclarecido para todos/as.

Nesta atividade as famílias portuguesas são convidadas a aceitar acolher em sua casa uma família de outro país, para a realização de um almoço-convívio típico da família anfitriã, numa iniciativa que corre à mesma hora e no mesmo dia em todo o território nacional, em Espanha e na República Checa.

De sublinhar que, neste âmbito, a autarquia tem um Plano Municipal de Integração de Imigrantes, depois de aprovada a candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, através do Alto Comissariado para as Migrações.

O Plano Municipal é um documento onde constam medidas de integração dos imigrantes residentes no concelho de Viana do Castelo, principalmente dirigidas aos Nacionais de Países Terceiros (NPT). A elaboração deste Plano obedece a uma estrutura pré-definida e contém medidas de integração nas áreas do mercado de trabalho e empreendedorismo, saúde, Integração e Acolhimento, Solidariedade e Respostas Sociais, Cultura, Educação e Língua, Formação e Capacitação, Cidadania e participação Cívica, Media e Opinião Pública, entre outras, com o objetivo de promover a integração, participação, igualdade e coesão social dos cidadãos nacionais de países terceiros na comunidade local.

Desenvolver sentimentos de confiança, equilíbrio e segurança dos cidadãos nacionais de países terceiros e criar mecanismos facilitadores para a vida quotidiana, são uma prioridade do Município, razão pela qual assume o compromisso de garantir o cumprimento das medidas constantes do Plano.

Para a definição das diferentes medidas, o Município contou com a participação ativa dos 28 parceiros institucionais, dos setores público, privado e associativo, relevantes em cada área de intervenção, bem como de representantes dos NPT, processo fundamental para a eficácia das medidas propostas, bem como para a sua operacionalização, que apontaram 71 medidas direcionadas à população migrante que reside, trabalha ou pretende fixar-se no concelho.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo