Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...nas escolas

Câmara Municipal promove ciência nas escolas

17 Setembro 2021

Abriu ontem à comunidade escolar o núcleo museológico dedicado aos mineiros e minérios – Porta da Arga –, numa sessão que contou com a presença do professor Carlos Fiolhais, que proferiu uma apresentação sobre “Viver a Ciência nas Escolas”. A iniciativa, que assinalou também a abertura do ano letivo, integra a política de aposta da autarquia de Viana do Castelo na Ciência nas escolas.


Assim, a Porta de Arga pode ser visitada no recinto da escola sede do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Lanheses. Este equipamento, conjuntamente com a Porta do Atlântico (localizada na costa - Praia Norte) e a Porta de Neiva (localizada na margem esquerda do Lima – Vila de Punhe), constitui a rede de portas do Aspirante UNESCO Geoparque Viana do Castelo.


Dedicado ao tema dos Mineiros e Minérios, quem visita este espaço pode experienciar uma reprodução do ambiente interior de uma mina e apreciar os testemunhos da atividade de mineração que decorreu nesta área do território durante a Idade dos Metais, o período Romano e na contemporaneidade, entre 1876 (Mina de Sr. do Socorro – Torre) e 1968.


Dos registos preservados nesta Porta, destaca-se o enquadramento histórico da atividade, os minérios explorados e as suas caraterísticas, os utensílios e ferramentas usados na lavra, bem como o testemunho documental direto, em vídeo e fotografia, dos e das mineiras.


Adicionalmente, e por se tratar da porta do Geoparque da margem direita do rio Lima, os visitantes poderão planear a visita àquela área do território de Viana do Castelo, utilizando a mesa interativa ou os óculos de realidade virtual, bem como o planeador, podendo imergir nos monumentos naturais, nas zonas especiais de conservação, nos arqueossítios e nas centenas de elementos culturais patrimoniais inventariados nas freguesias da margem direita, como os fontanários, os pelourinhos, as igrejas e as capelas ou alminhas, e nas propostas gastronómicas.


A Porta de Arga está aberta de segunda-feira a Sábado, das 9h00 às 17h00 e Domingos entre as 10h00 e as 13h00.


Em junho passado já tinha sido inaugurada a Porta do Neiva, situada em Vila de Punhe, tendo como tema “Do Mel ao Caulino”. Esta porta permite aos visitantes conhecer os sítios da geodiversidade do Vale do Neiva, como os troncos fósseis de Juniperoxylon pachyderma e as áreas classificadas locais, nomeadamente os monumentos naturais, a Zona Especial de Conservação da Rede NATURA2000 Litoral Norte e os arqueossítios, como o Castro de Roques.


Para além da promoção do património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima, a Porta pretende ainda incentivar à visitação do restante território – Geoparque, reforçando ao turismo sustentável, e sensibilizar à importância na proteção e conservação dos elementos naturais, e culturais classificados.


Na Porta do Neiva está patente o tema do Mel ao Caulino, suportado numa área de exposição interativa com cerca de 70 m2 e um programa educativo articulado com os agrupamentos escolares através das Equipas Promotoras para a Diferenciação e a Flexibilidade Curricular, um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo.