O Gabinete Cidade Saudável da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Docapesca e a Escola de Hotelaria e Turismo, vai promover, nos dias 27 e 28 de Setembro no Mercado Municipal, aulas de cozinha com o objectivo de promover o consumo da cavala fresca e de conserva.
As aulas, que decorrem a dia 27 de Setembro (quinta-feira) às 15h30 a acção é dirigida à restauração, no dia 28 de Setembro (sexta-feira), das 10h00 às 11h00, destina-se à população em geral. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória, junto do Gabinete Cidade Saudável para a população em geral e junto da APHORT para a restauração.
Esta iniciativa integra a campanha que a Docapesca está a desenvolver uma campanha promocional dedicada à cavala, durante os meses de Verão. Esta campanha decorre nas manhãs de sexta-feira e sábado, nos mercados municipais e grandes superfícies, onde os visitantes podem participar em aulas de culinária gratuitas e degustações e aprender a confeccionar receitas inovadoras com cavala fresca e em conserva.
A cavala é uma espécie abundante na costa portuguesa e que acompanha a sardinha, pelo que é frequentemente capturada por traineiras e rapas, embora conste também das capturas dos arrastões. Trata-se de uma espécie com sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo a tradição consagrou na confecção de pratos simples e com carácter regional.
As suas características gastronómicas e nutricionais justificam também a sua utilização na preparação de um elevado número de pratos em conjunto com outras espécies tanto na cozinha tradicional como nas novas preparações culinárias.
Do ponto de vista nutricional, a Cavala é uma das espécies mais ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3.
Viana do Castelo, 21 de Setembro de 2012
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo