Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Carvoeiro em 2021

Câmara Municipal prepara múltiplos investimentos para Carvoeiro em 2021

17 Novembro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que o próximo ano será marcado por múltiplos investimentos na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, tendo como objetivo melhorar as condições de vida dos cidadãos e dos empresários do Vale do Neiva. “Na zona do Vale do Neiva estamos a trabalhar com grande afinco, com muita seriedade em projetos relacionados com a melhoria dos fatores de competitividade”, declarou o autarca, José Maria Costa.


O edil, acompanhado pelo Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, e pelo Vereador do Saneamento e Obras Públicas, Vítor Lemos, iniciou o périplo por Carvoeiro com uma visita à cerâmica VianaGrés. O edil considerou que “esta é uma das empresas de referência em Viana do Castelo, que está continuamente em desenvolvimento e com novos projetos, levando para vários países o nome de Viana do Castelo”.


Jorge Vieira, do Conselho de Administração da VianaGrés, referiu que o projeto de reativação da empresa iniciou, há cinco anos, com 40 trabalhadores, tendo atualmente 102 funcionários, número que deverá aumentar em 2021. A VianaGrés exporta atualmente para 14 países, numa lista que inclui Austrália, Estados Unidos da América, Brasil e diversos países europeus.


Numa visita à Frineiva, na Zona Industrial de Carvoeiro, o autarca vianense deu nota que é preocupação da Câmara Municipal e da União de Freguesias “a sustentabilidade económica, o desenvolvimento, a fixação de empresas e criação de emprego”.


No âmbito da preparação do Plano de Atividades e Orçamento para 2021, José Maria Costa disse que estão previstos investimentos “para várias áreas do concelho”, incluindo, já em janeiro, o reforço das redes de abastecimento de águas e de saneamento em Carvoeiro, uma empreitada de cerca de 700 mil euros.


Um dos projetos que Viana do Castelo conseguiu incluir no Plano Nacional de Investimentos (PNI) é a Nova Via de acesso ao Vale do Neiva, uma estrada nova que sai do nó da zona do Neiva da autoestrada A28 e que vai ligar a Barroselas, permitindo “uma via de acessibilidade rápida à A28, à zona industrial e ao Porto de Mar”, uma empreitada que vai rondar os 8,5 milhões de euros.


Incluída no PNI está também a nova travessia sobre o rio Lima, que implica a construção de uma nova ponte para acesso à zona industrial de Deocriste, um investimento de 15 milhões de euros. Esta intervenção, entre a Estrada Nacional (EN) 203 em Deocriste e a EN202 em Nogueira, no concelho de Viana do Castelo, vai garantir acesso mais direto ao nó da A27, em Nogueira.


“Estas são infraestruturas essenciais para aumentarmos as exportações, para aumentarmos a fixação de novas empresas que temos aqui no concelho”, declarou. José Maria Costa referiu que, em Carvoeiro, nota interesse dos empresários em demonstrar “capacidade de intervenção e capacidade de competitividade”, pelo que a autarquia preparou “um programa ambicioso” para o próximo ano nas áreas empresariais.


O edil indicou que estão também a iniciar o projeto da rede de saneamento na zona de Carvoeiro e vai também ser incluído no plano de atividades “a requalificação e ampliação desta Zona Industrial de Carvoeiro, que é uma das preocupações e pretensões da União de Freguesias”.


José Maria Costa recordou ainda a instalação do Espaço Cidadão em Barroselas, que entrará em funcionamento já no próximo mês. Em curso está também o alargamento das redes de água e saneamento e empreitadas de melhoria da rede viária em Barroselas. A Câmara Municipal está também a apoiar a requalificação das infraestruturas desportivas na Associação Desportiva de Barroselas, com a renovação do campo sintético.