Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...dos Rapazes

Câmara Municipal pede resposta urgente do Governo para obras da Casa dos Rapazes

11 Fevereiro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, solicitar ao Governo uma resposta urgente para garantir o início das obras da Casa dos Rapazes e Oficina de S. José. A proposta vai de encontro às preocupações da direção daquela instituição e teve os votos favoráveis dos eleitos do PS e CDU e a abstenção do PSD.

A proposta aprovada lembra que a instituição de Viana do Castelo iniciou obras de recuperação e ampliação em Março de 2010 com o apoio da Medida de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais (MASES). Com o financiamento obtido, foram priorizadas as áreas das crianças/jovens, tendo sido criadas duas pequenas unidades de cariz familiar, distintas e independentes, permitindo a distribuição das crianças e jovens por faixas etárias e nível de desenvolvimento. Nesta primeira fase da obra, foram intervencionadas algumas áreas de apoio, como a cozinha, a copa, a despensa de dia e a sala de jantar.

Mas a instituição necessita ainda e, urgentemente, de apoio financeiro para executar a cobertura (telhado), a proteção das paredes exteriores (para evitar infiltrações e humidades), os gabinetes técnicos (para diversas terapias e equipa técnica), o espaço multimédia, o espaço de receção às famílias para as visitas, o espaço para os colaboradores, a receção e a lavandaria.

Em Abril de 2013, foi solicitado apoio pelo Fundo de Socorro Social, sendo que o pedido foi apresentado para três fases da obra e a direção da Casa dos Rapazes reuniu com o Secretário de Estado, Marco António Costa, que afirmou ser possível viabilizar o apoio.

Ao longo de 2013, os argumentos apresentados para o adiamento da resposta ao pedido de apoio financeiro, foram associados a potenciais calamidades que pudessem ocorrer no Verão e, depois, no Inverno, e atualmente, continua a instituição sem qualquer resposta ao pedido e com problemas ao nível da própria segurança do edifício, perante uma obra não concluída.

“Porque o processo não está ainda concluído e porque muito há ainda para fazer, têm sido dirigidos apelos reiterados à sociedade civil em geral e a algumas entidades, empresas e organismos, públicos e privados, para que tomem parte neste processo, dando um contributo efetivo”, pode ainda ler-se, pelo que, pelas preocupações sentidas pela instituição, a autarquia deliberou por isso solicitar ao Governo uma resposta urgente para garantir o início das obras com a maior brevidade.


De recordar que a Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José dispõe, atualmente, de um Lar de Infância e Juventude, com acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, para 46 crianças e jovens, do sexo masculino, com idades a partir dos 6 anos; de uma Cantina Social, protocolo desde Junho de 2012, com o Centro Distrital de Segurança Social, para 100 refeições diárias; e, desde Dezembro de 2013, dois novos acordos de cooperação, para dois apartamentos de Autonomia, com 5 jovens pré-adultos cada um.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo