Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Cabo Verde

Câmara Municipal oferece ambulância ao Município da Boavista, Cabo Verde

14 Abril 2011

ambulanciaA Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de contribuir no apoio à protecção civil e socorro do Município da Boavista, em Cabo Verde com o envio de uma ambulância afecta aos Bombeiros Municipais. A doação da ambulância surge na sequência de um pedido de colaboração da Associação Nacional de Municípios Portugueses e o veículo seguiu já para aquele município cabo-verdiano.

O envio da ambulância surge das múltiplas acções da ANMP de cooperação com as suas congéneres dos países de língua portuguesa e respectivos Municípios em diferentes áreas e domínios, entre os quais o apoio à protecção civil e socorro. Neste contexto, e no âmbito da cooperação com o Município da Boavista, Cabo Verde, foi disponibilizada uma ambulância usada afecta aos Bombeiros Municipais.

 

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo:

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo actualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objectivo principal o salvamento e protecção de pessoas e bens, tendo como área de actuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

 

Viana do Castelo, 14 de Abril de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo